quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Quando o trabalho afeta a saúde

Funções que exigem repetição ou força podem causar lesões no corpo.

(O trabalho é essencial na vida das pessoas. Mas nem sempre só para suprir as necessidades financeiras. É também uma questão de realização pessoal, ou seja, de encontrar prazer naquilo que você realiza. Porém, dependendo da ocupação, alguns prejuízos para o corpo podem ocorrer ao longo dos anos.

Sintomas como dores em articulações, sensação de cansaço ou inchaço nos músculos são indícios de que você pode estar desenvolvendo lesões causadas por esforços repetitivos. Elas são comumente conhecidas pela sigla LER ou como distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort).

Esses tipos de problemas são provocados pelo uso excessivo de alguma articulação, aparecendo com mais incidência nas mãos, punhos, cotovelos, ombros e joelhos. “As condições que favorecem mais as lesões estão em funcionários nas linhas de montagem e nas indústrias de alimentação. Existe uma situação de mais risco nos trabalhos que exigem repetição e força”, explica João Luiz Cavalieri Machado, presidente da Comissão Técnica de Dort/LER da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt).

Pessoas que utilizam o computador por muitas horas ao longo do dia também podem apresentar esses problemas, de acordo com o fisioterapeuta Claudinei de Sousa Oliveira, do Corporal Instituto da Dor, de São Paulo. “Hoje em dia, com a expansão do uso da informática no mercado, cada vez mais pessoas vêm apresentando sintomas de dor e inflamação nas mãos”, explica.

O jornalista recifense Walmar Andrade, de 28 anos, que atualmente mora em Barcelona, já passou por isso. Ele sentiu os primeiros sintomas da tendinite em 2006, devido ao uso do computador por cerca de dez horas diárias. “Apresentava dores no braço direto, mais precisamente no cotovelo e no antebraço”, explica.

Na época, o médico da empresa onde ele trabalhava diagnosticou que se tratava apenas de um princípio de tendinite e recomendou que reduzisse o uso do computador ao longo do dia. E, quando ele estivesse diante do aparelho, mantivesse postura correta. “Outra sugestão do especialista foi que procurasse usar menos o mouse e mais o teclado”, lembra.

Use com moderação

De acordo com Machado, da Anamt, o computador deve ser usado como um instrumento de trabalho para facilitar a realização das tarefas e inserido em uma jornada de trabalho que segue o estabelecido em lei, com duração reduzida e pausas regulares. “Isso evita o surgimento desses problemas”, enfatiza. Uma dica é fazer uma parada de cinco minutos a cada 25 minutos de digitação.

Apesar da recomendação do médico, Andrade revela que não conseguiu reduzir o uso do computador, mas superou o problema. “Meu trabalho exige que eu passe muitas horas na frente do aparelho, mexendo nos teclados”, afirma o jornalista. Nas horas vagas, ele confessa que também usa o equipamento. “Na verdade, o que ocorreu foi que passei a prestar mais atenção na postura.”

Ele conta ainda que as dores o impulsionaram a pensar na importância de ter uma melhor qualidade de vida. “De que adianta trabalhar muito e não ter tempo para se divertir, se alimentar melhor, praticar exercícios e namorar?”, pergunta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário