segunda-feira, 27 de setembro de 2010

"As Pedras no Tênis" ...

Para todos os corredores profissionais e amadores, vale a pena ler essas dicas para não sair correndo por aí sentindo dores em seus queridos pés!



1. Bolhas nos Pés

Alguns fatores podem ser determinantes para o surgimento de bolhas nos pés. Geralmente meias frouxas ou mau colocadas são as maiores vilãs, mas tênis velhos, tênis folgado, pé muito úmido ou molhado também podem ser geradores das bolhas. Até a temperatura do asfalto pode influenciar, caso esteja muito quente as bolhas podem surgir. Saiba mais sobre como escolher o tênis ideal para corrida.

2. Unhas

É muito importante manter sempre as unhas bem cortadas e usar um tênis do tamanho certo. Tênis apertado pressiona a parte de cima da unha e ela fica roxa, perde os nutrientes e cai. Já o inverso também é perigoso. Se o tênis estiver frouxo demais o atrito amolece a unha e pode arrancá-la. Alguns corredores também fazem o uso de “dedais de silicone”, encontrados em lojas de produtos ortopédicos, que oferecem conforto e evita atritos. Uma dica mantenha as suas unhas “em dia” e jamais as corte em véspera de uma prova.

3. Cãibras

Elas podem surgir em qualquer hora e em qualquer parte do corpo, mas aparecem principalmente na panturrilha. Se a cãibra te pegar durante a prova, o ideal é levantar a ponta do pé e manter-se nesta posição até que passe o desconforto. Lembrando que é importante a reposição de potássio para que as cãibras sejam evitadas. Alimentos que são riquíssimos em potássio: a banana, o tomate e a laranja. Durante provas longas, ingira bebidas esportivas para poder repor os sais de maneira mais adequada.

4. Dor na lateral do tronco

Se a dor for do lado esquerdo é conhecida como dor no baço e se for do lado direito, é dor de esforço. Para aliviar a dor no baço, o importante e diminuir o ritmo e soltar todo o ar pela boca. Esse tipo de dor aparece quando a pessoa não mantém a respiração em um ritmo regular. Já a dor do lado direito, que é bem mais intensa, é um sinal que o corpo não está preparado para aquele esforço, pode ser falta de aquecimento ou preparação física. Para aliviar a dor do esforço físico, o indicado é diminuir bastante o ritmo ou até mesmo parar por alguns minutos.

5. Assaduras e Atrito

Algumas regiões do corpo podem sofrer assaduras devido ao atrito com o tecido das roupas. As regiões mais afetadas pelas assaduras são as axilas e as coxas. Um bom modo de evitá-las é passando vaselina em pasta nas regiões mais sensíveis. Além disso, alguns corredores sofrem com o incômodo do atrito da camiseta com os mamilos, o que pode causar irritação e até sangramento. Basta colar um esparadrapo para evitar atrito.

6. Dor na Canela

A dor na canela, ou a famosa canelite como é conhecida no meio dos corredores, é a mais conhecida e muito comum para quem está iniciando nas corridas de rua. Isso por que uma de suas maiores causas é o excesso de exercício para um organismo que ainda não está bem preparado. A dor pode ser prevenida com o fortalecimento da musculatura dos membros inferiores e um processo de aquecimento e alongamento realizado antes da corrida.

Atenção:

1 - Muitos destes fatores, ou “dores”, podem ser evitados se observarmos e seguirmos nossos rituais de treinos diários. Caso desejamos estrear um novo par de tênis, temos que realizar alguns treinos antes com o mesmo, desta forma prevenimos eventuais desconfortos, inclusive com relação a unhas e bolhas.

2 - Roupas novas ou tecidos com diferentes tecnologias devem ser sempre utilizadas em treinos prévios para não termos surpresas desagradáveis. O ritmo proposto e treinado, também é fator determinante para uma boa prova, não adianta, ou melhor, não devemos “forçar” um ritmo mais forte que o habitual por circunstâncias da empolgação da prova, isto fatalmente irá comprometer o rendimento na prova e o conforto.

Por isso não invente, siga seus “rituais de costume” e realize uma ótima corrida.

Fonte: www.educacaofisica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário