quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pensando em encarar seu primeiro triathlon?

Apesar de, em princípio, o treinamento para triathlon parecer complicado e cansativo com as três disciplinas, tudo começa com um simples passo (ou pedalada, ou nadada!), independente da distancia de sua prova.

A primeira coisa que você deve saber: é mais fácil do que parece! Até mesmo se sua experiência em cada disciplina for extremamente limitada, isso não é um problema, pois no triathlon você está segmentando a prova em três sessões, seu corpo não entra em uma fadiga profunda ou localizada como aconteceria em uma prova de modalidade única de mesma duração. E como bônus, os treinos que você faz em cada esporte o ajuda nos outros dois! Por essas razões que participar e treinar para um triatlhon é mais fácil do que você imagina.

Em outras palavras, você não precisa treinar como um nadador, como um ciclista e como um corredor para completar um triathlon! Pelo contrário, o primeiro passo para você estruturar seus treinos começa criando um orçamento de sua disponibilidade semanal de tempo para os treinos. Quantos dias na semana você pode treinar? Qual é o melhor horário? E os finais de semana?

Uma planilha de treinamento básica pode ser elaborada por três ou quatro treinos de 20-30 minutos cada. E se você for como quase todos os triatletas, com pouca experiência na natação, você deve fazer dois desses treinos semanais na água, e os outros dois distribuídos em um para a corrida e um para o ciclismo. Largar uma prova com confiança em sua natação é uma ótima maneira de começar seu primeiro triathlon, pois uma vez em terra, é só dar um passo atrás do outro até atingir aquela linha de chegada.

Porém, caso você seja um nadador relativamente experiente, considere treinar cada disciplina uma vez na semana, e em um quarto treino, pedale metade da distância da sua prova, e em seguida faça uma corrida de 5 a 10 minutos. Isso lhe ajuda a acostumar com a transição do ciclismo para a corrida no dia da prova, e após algumas semanas de treino vai se sentir confiante para se testar no dia da prova.

Qualquer que seja seu histórico esportivo, o ciclismo tende a ser a modalidade mais fácil do triathlon pelo fato de ser menos técnica, e tem uma percepção de esforço mais baixa, pois você não tem influência do seu peso enquanto o pratica, além do mais, quando você entra em forma na corrida e natação, o ciclismo também melhora.

À medida que seu treino evolui e você estabelece uma rotina, tente focar em ser consistente (ou seja, não perder treinos!) nas modalidades de natação e corrida, pois a técnica que você adquire na água é mais difícil de manter, e correr é a modalidade com maior retorno em termos de entrar em forma gastando pouco tempo. Uma braçada, uma pedalada e um passo, algumas semanas depois e você vai terminar seu primeiro triathlon.

Bons treinos.

Por Vinícius Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário