quarta-feira, 1 de setembro de 2010

10 Maneiras Para Um Perfeito Streamline

Em julho já postei sobre esse asunto, mas como é super importante, resolvi colocá-lo novamente, agora com a opnião do coach(técnico) Wlad do Paineiras:

O "streamline" é tão importante em natação que ainda não foi encontrada uma tradução apropriada para a palavra que representa uma posição mais do que fundamental para qualquer nadador, em qualquer idade, nível ou estilo. A posição de streamline deve ser aplicada em todas as saídas, viradas e até mesmo em algumas posições do nado.

1 - Coloque uma mão sobre a outra

No momento do deslize, é importante que uma mão esteja sobre a outra, com o polegar da mão que está em cima flexionado pressionando a mão de baixo. Tal posição deve ser mantida com segurança pois com a pressão da impulsão as mãos podem ser afastadas. Existem treinadores que sugerem um "leve" quebrar do punho, mantendo a posição das mãos um pouco abaixo do streamline, como um bico de golfinho.

2 - Mantenha as mãos paralelas com a superfície

Da mesma forma que o corpo precisa estar o mais plano possível, os braços e mãos fazem parte desta projeção. Má posição neste item pode causar aumento da resistência e diminuição da potência do streamline.

3 - Feche bem os braços

Muitos nadadores têm dificuldade nesta ação por conta da falta de flexibilidade nesta posição. A idéia é ter os braços o máximo extendido possível, sem qualquer flexão e cruzados por detrás da cabeça. Braços semi-flexionados ou semi-abertos são os inimigos mortais do streamline.

4 - Aperte os biceps atrás dos seus ouvidos

Esta posição só é possível para quem tem uma boa flexibilidade e faz o movimento com tranquilidade. A intenção é pressionar os bíceps contra os seus ouvidos e não contra a parte de trás da sua cabeça.
5 - Cabeça alinhada com o corpo
É talvez o erro mais comum. Manter a cabeça totalmente alinhada com o corpo é fundamental para uma boa execução de streamline.

6 - Contração do corpo

A intenção é fazer uma espécie de torpedo com o seu próprio corpo. Assim você pode até contrair os glúteos e ter uma forma mais alinhada e propícia para a performance da propulsão e deslize. Tal contração demora alguns segundos e logo em seguida o relaxamento para o final do movimento.

7 - Matenha as pernas extiradas

Assim como nos braços, a flexibilidade é que determina a qualidade deste movimento. Mantenha as pernas extiradas e juntas.

8 - Aponte os dedos dos pés

Essa dica já é buscando uma perfeição no movimento. O movimento incluí apontar os dedos dos pés para o lado oposto do nadador.

9 - Pés juntos

Na contração do corpo os pés entram neste processo também. Um levemente sobre o outro e contraídos para melhor extensão e minimização da resistência.

10 - Sempre vá um pouquinho mais longe

Toda vez que praticar o streamline procure sempre incrementar a qualidade diminuindo a resistência e aumentando a potência da impulsão.

Faça isso diariamente e os resultados virão com naturalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário