quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Correr ou caminhar qual o melhor?

Apesar de um dos assuntos mais comentados e discutidos hoje em dia, ser a procura pelo corpo perfeito,  cerca de 70% da população é sedentária.
 Entre muitas atividades que envolvem o combate ao sedentarismo, uma das soluções mais eficazes(e baratas) é a caminhada. Porém quando se entra neste assunto não  se tem como não falar sobre a corrida e  logo surge a polêmica: qual é a melhor?
 Qual oferece mais gasto calórico? Menos lesões? Mais preparo físico? Perguntas frequentes de quem deseja iniciar uma das atividades, mas não sabe o que levar em conta na hora da decisão.
 Para quem é sedentário e procura se exercitar o melhor é começar. O fato de estar interessado em se movimentar já é o ponto de partida mais importante para qualquer exercício físico, seja a caminhada ou a corrida.
Se compararmos, as duas atividades oferecem benefícios a saúde, mas há limitações.
.
Caminhar é o começo para correr, inclusive para pessoas que estão acima do peso e  há muito tempo sem praticar exercícios.
A caminhada, assim como toda atividade, no começo deve ser regular.
A corrida é uma fase mais avançada da caminhada por isso as duas atividades são excelentes, mas não é recomendável sair correndo sem antes preparar o corpo.
Correr pode proporcionar resultados mais imediatos porém em excesso, o risco de lesões é muito grande.
A caminhada pode ser leve, moderada ou intensa.. Lembre-se sempre que a melhor atividade para perder peso é a aeróbica e a caminha e a corrida estão entre as mais indicadas.

Correr, lado positivo: uma atividade que favorece todo o corpo e o rendimento físico, acelera o metabolismo, aumenta os batimentos cardíacos fazendo com que o sangue irrigue por todo o corpo, fortalece e define os músculos.

Lado negativo: é necessário muito mais dedicação porque é uma atividade que exige do corpo e das articulações causando lesões, é preciso, tênis e roupas apropriadas e muita paciência.

Caminhar, lado positivo: é uma excelente atividade física e recomendada para todas as idades e limitações. Ideal para grávidas e quem está acima do peso.  Pode ser um exercício prazeroso e com uma companhia agradável, fica muito mais fácil de praticar. O risco de lesões é baixo e o tênis não necessita de um sistema de amortecimento tão intenso quanto da corrida.
.
Lado negativo: o resultado pode não ser tão rápido, quem deseja caminhar para perder peso deve ter muita disciplina e não confundir o treino com um passeio. O tempo mínimo é de meia hora de caminhada para obter resultados.

Mas lembre-se, antes de iniciar qualquer atividade física procure um médico, para uma avaliação inicial e um profissional da área esportiva, para orientá-lo em sua nova atividade e assim , evitar futuros aborrecimentos.

Bom exercício !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário