quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Posição da cabeça no nado crawl para Masters

É inegável que qualquer alteração brusca na técnica de nado do nadador é algo bastante difícil de ser concluído em poucas sessões de treino ou técnica. Alterações técnicas são resultados de processos educativos e desenvolvidos com paciência até se chegarmos a um bom padrão. E nunca será definitivo, sempre haverá algo há ser trabalhado. Portanto a palavra é PACIÊNCIA.


E estamos falando para nadadores masters, a paciência tem de ser maior ainda. Não desanime se seu treinador lhe der uma orientação ou correção, e 100 metros depois você perguntar a ele se melhorou e a resposta for negativa ou um afirmativo sem muita convicção (somente para lhe agradar). Chegar a um bom nível técnico de nado requer paciência e prática. Portanto não deixe para amanhã, comece logo hoje.


Este artigo fala exclusivamente da alteração da posição da cabeça no nado crawl. Para você que vem sendo nadador desde as décadas de 60, 70, 80 e até 90, aprendemos, treinamentos e ensinamos nossos nadadores a manter a cabeça voltada para a frente, com o nível da água na altura da testa.


Entretanto, tal técnica hoje está superada e não mais temos tal tipo de posicionamento. O "novo crawl"determina uma posição de cabeça mais baixa, relaxada, com os olhos voltados para baixo, no fundo da piscina mesmo. Esta alteração fez o corpo subir um pouco na água, mantendo toda a linha da coluna espinhal manter-se totalmente plana no topo da água.


O novo posicionamento da cabeça trouxe o quadril para cima e permitiu uma maior e melhor movimentação do mesmo, ou seja, o rolamento do quadril (outra grande alteração do "novo crawl") será e muito facilitado.


Como e quando começar? Seguindo orientação de seu treinador, procure executar exercícios educativos buscando a posição. O melhor e mais fácil deles é nadar com as mãos do lado do corpo bem relaxadas, somente batendo pernas e manter a cabeça voltada para baixo preocupando-se com a linha horizontal do corpo no nível da água.


Tal educativo tem uma dificuldade que é o momento da respiração, para este momento inicia fazendo o movimento da cabeça para cima, ou seja, a respiração frontal, e com o tempo passe a fazer a respiração lateral com o giro completo do corpo (iniciando pelo quadril). Esta nova fase de respiração já irá preparar o seu corpo para o novo estilo que será executado com maior rolamento do quadril.


Não pense que no primeiro dia de prática ou tentativa será o suficiente para você desenvolver e corrigir a posição, isso irá requerer tempo e acima de tudo paciência para chegar a um nível adequado. Trabalhar este tipo de técnica e educativos no início do treinamento irá corrigir o seu posicionamento e terá o seu corpo descansado, ou seja, em melhores condições de desenvolver a técnica. Repetir o trabalho no final do treinamento, irá fazer com que seu corpo mantenha o trabalho aprendido no início da prática agora com seu corpo "cansado". Conclusão: faça os dois.


Na fase inicial da modificação técnica, os educativos na parte inicial do treinamento são mais importantes, e com o tempo os da parte final do treinamento também deverão ser praticados. Assim como na sua prova na competição, quando você começa sua prova sua técnica de nado é bem superior aos metros finais de prova, assim o mesmo processo ocorrerá no programa diário de treinamento.


Comece hoje, não deixe para amanhã e sucesso!!!

Por Coach Alex Pussieldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário