quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Esportes = inteligência

É possível ficar mais inteligente praticando esportes?

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Chicago sugere que participar ou assistir a eventos esportivos aumenta a inteligência. Cientistas monitoraram as funções cerebrais de jogadores e torcedores de hockey, no gelo e chegaram à conclusão de que, quando os participantes do estudo falavam sobre seu esporte favorito ativavam mais partes do cérebro, comparando com conversas normais.

Detalhando mais o método da pesquisa, foi observado que, quando jogadores e torcedores escutavam conversas sobre esporte, passavam a usar partes do cérebro que costumam ser associadas ao planejamento e controle de movimentos, além de serem relacionadas a outras atividades físicas.

A incorporação dessas áreas cerebrais ao processamento da conversa ajudou os participantes a desenvolver sua comunicação oral, possivelmente porque ensaiar os movimentos mentalmente os ajuda a melhorar sua linguagem.

Os especialistas afirmam que as conclusões podem ter implicações ao aprendizado, já que mostram que o cérebro dos adultos pode ser mais flexível do que se acreditava.

Os múltiplos benefícios da atividade física ligados a inteligência, saúde e bem estar tornam a prática de exercícios indispensáveis para o ser humano. O ideal é praticar exercícios aeróbios, pelo menos, durante 30 minutos, três vezes por semana. Mas sempre, passando por um check-up médico antes de iniciar qualquer tipo de atividade.

Por Fernanda Lage

Você já "estudou" seu treino hoje ...??

Nenhum comentário:

Postar um comentário