sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Dê um tempo para o seu estresse
Buscar atividades que dão prazer melhoram esse mal da sociedade moderna
Para os que estão entrando em “parafuso” com o estresse do dia a dia, uma das primeiras dicas dos especialistas é procurar atividades que saiam da sua rotina. “Se você não estimula todos os campos do cérebro, principalmente os que remetem aos prazeres da vida, é provável que fique muito mais suscetível ao estresse”, explica o psicólogo Julio César Silveira.
A dica de Silveira é a meditação. Um dos efeitos comprovados é que ela estabiliza os níveis dos hormônios adrenalina e cortisol, ligados ao estresse. “Além disso, reduz a pressão arterial, os batimentos cardíacos e aumenta as ondas cerebrais do tipo alfa e beta, associadas ao relaxamento”, afirma.
O melhor para você
Mas o que pode resolver para uns pode não exercer a mesma propriedade para outros. A dentista Denise Franchin Caceres, que se tornou dona de casa por opção, considera-se ansiosa e agitada. E confessa que já tentou vários métodos para ficar mais calma: acupuntura, ioga e florais. Mas nem tudo deu certo. “Ioga, por exemplo, não combina comigo, porque ficar algum tempo parada me dava desespero”, conta.
Hoje, quando está estressada, para o que está fazendo e vai produzir algo manual, como pintar, que é um dos seus hobbies favoritos. “Isso funciona bem para mim”, revela. E ela acha que todos devem procurar algo que lhes faça bem. “Às vezes uma caminhada, um jantar com os amigos, enfim, algo que dê prazer. O importante é se desligar da causa do estresse”.
Mas não se esqueça: caso nada disso adiante, busque uma ajuda profissional, antes que os sintomas desse mal prejudiquem de vez sua saúde. Denise acredita que muitas pessoas ainda têm algum tipo de preconceito em relação à terapia e à psicanálise. “Acho uma excelente alternativa quando você não encontra outra forma de amenizar aquele estado. Até porque tudo começa com uma pequena irritabilidade e depois nem você se aguenta e essas reações podem transformar-se em um caminho sem volta.”
Portal Vital
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário