sábado, 23 de outubro de 2010

Alimentos Anti-Depressão

O cérebro humano é um órgão maravilhoso em estrutura e função. Suas admiráveis intercomunicações, ligações, sinais químicos e elétricos tem sido objeto de estudo por cientistas e médicos. E como qualquer outro órgão do corpo, o cérebro pode ter distúrbios que afligem as pessoas de todos os níveis sociais, ao redor do mundo. A depressão é uma dessas doenças em que há um evidente transtorno do humor.

A depressão vem aumentando e tem cada vez mais acometido pessoas jovens, em torno dos 25 anos de idade ao contrário de antes quando era mais freqüente a partir dos 40 anos e era até mesmo conhecida como crise da meia-idade.

O uso de antidepressivos no tratamento não substitui a necessidade de se seguir uma dieta saudável. Em geral, os deprimidos têm tendência para consumir produtos doces refinados (bolos, balas, chocolates, etc.), de escasso valor nutritivo. Também pode existir apetite por produtos ricos em gordura saturada (embutidos e outros derivados de carne).

Todos esses alimentos podem agravar a depressão e levar o doente a entrar em um círculo vicioso. No entanto, é necessário esforço por parte do doente e das pessoas que o rodeiam para lhe indicar alimentos saudáveis e atrativos.

Se o desejo por doce for intenso, as frutas secas doces, o mel e o melado são opções mais saudáveis, pois além do açúcar fornecem várias vitaminas e minerais que o organismo necessita. Podem ser usados ainda balas, doces e gelatinas dietéticas pouco calóricas.

Alguns psiquiatras também afirmam que usar uma dieta mais voltada ao vegetarianismo ajuda no funcionamento do cérebro. Aconselham eliminar as carnes em geral, mesmo as de peixes e aves. Estes afirmam que aderindo a essa opção de dieta o indivíduo se sentirá mais leve, poderá ter melhor memória e mais força física.

Mas em geral o conselho é o mesmo para todo indivíduo que quer ser saudável e preservar sua saúde: elimine o açúcar branco, a gordura saturada, as bebidas estimulantes como café, chá preto, mate e etc., as bebidas alcoólicas e os embutidos.

A alimentação deve estar voltada a busca de variedade e qualidade dos alimentos destacando entre eles os cereais integrais, legumes, frutas, frutas secas e hortaliças preparadas de forma simples, pois estes proporcionam vitalidade e energia que não se pode obter com outros alimentos “mais sofisticados”.

Veja a seguir que alimentos priorizar no seu cardápio obedecendo as suas preferências: aveia, gérmen de trigo, grão-de-bico, amêndoa, nozes, castanha-do-pará, castanha de caju, pinhão, abacate, levedura de cerveja, geléia real, laranja, acerola, kiwi, morango, pimentão amarelo, trigo integral, banana, brócolis, couve, lentilha, uva-passa, figo e maçã.

Outra dica importante é tomar bastante água pura entre as refeições, porque ajuda eliminar as toxinas que ficam circulando no corpo e agravam a depressão.

Fonte:Autor
Izaara Alvarenga

Nenhum comentário:

Postar um comentário