Você sabia que alguns dos principais monumentos brasileiros ganharam uma iluminação rosa este mês? Entraram nessa onda o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Viaduto do Chá, em São Paulo, e outros cartões postais nacionais. Todos eles aderiram à campanha mundial Outubro Rosa, que conta com o apoio da Unilever e visa alertar para a importância da prevenção no combate ao câncer de mama.
O movimento começou nos Estados Unidos. Lá, unidades da federação aproveitavam outubro para lançar, isoladamente, ações de prevenção e educação sobre o câncer de mama. A causa ganhou força em 1997, quando entidades sem fins lucrativos 

 Começava o Outubro Rosa.

No início, os parques desses pequenos municípios norte-americanos eram enfeitados com laços cor-de-rosa. Em seguida, foram organizados desfiles de moda, competições esportivas e outros eventos nos EUA para alertar para os riscos da doença. Os principais cartões postais do planeta também aderiram à iniciativa. Além do Cristo Redentor, a Torre de Pisa, na Itália, e o Empire State Building, em Nova York, entre outros, ganharam iluminação rosa em alguns dias de outubro.



A extensa campanha tem razão de ser. O câncer de mama é a variação dessa doença que mais mata mulheres. E ele pode ser detectado em casa mesmo. Alguns tipos de nódulos nos seiossão palpáveis. Além disso, se o tumor tiver menos de um centímetro de diâmetro, as chances de cura são de cerca de 95%, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Segundo o órgão, a melhor forma de detecção é a mamografia. Especialistas estimam que a mortalidade por câncer de mama em mulheres com idades entre 50 e 69 anos cairia drasticamente se elas se submetessem ao exame. No entanto, apenas 35% delas sabem que a mamografia é a maior aliada no diagnóstico precoce da doença.
 Não se esqueça: visite o seu médico com regularidade e afaste esse mal de você.
 

Por: Portal Vital