Você sabia que alguns dos principais monumentos brasileiros ganharam uma iluminação rosa este mês? Entraram nessa onda o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Viaduto do Chá, em São Paulo, e outros cartões postais nacionais. Todos eles aderiram à campanha mundial Outubro Rosa, que conta com o apoio da Unilever e visa alertar para a importância da prevenção no combate ao câncer de mama.
O movimento começou nos Estados Unidos. Lá, unidades da federação aproveitavam outubro para lançar, isoladamente, ações de prevenção e educação sobre o câncer de mama. A causa ganhou força em 1997, quando entidades sem fins lucrativos
Começava o Outubro Rosa.
A extensa campanha tem razão de ser. O câncer de mama é a variação dessa doença que mais mata mulheres. E ele pode ser detectado em casa mesmo. Alguns tipos de nódulos nos seiossão palpáveis. Além disso, se o tumor tiver menos de um centímetro de diâmetro, as chances de cura são de cerca de 95%, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Segundo o órgão, a melhor forma de detecção é a mamografia. Especialistas estimam que a mortalidade por câncer de mama em mulheres com idades entre 50 e 69 anos cairia drasticamente se elas se submetessem ao exame. No entanto, apenas 35% delas sabem que a mamografia é a maior aliada no diagnóstico precoce da doença.Não se esqueça: visite o seu médico com regularidade e afaste esse mal de você.
Por: Portal Vital
Nenhum comentário:
Postar um comentário