O termo Celulite pode ser descrito como: bolsas de gordura acumuladas por baixo da pele causando covas, que podem aparecer na região do quadril, coxas, nádegas e abdómen. Mas também como sendo uma inflamação da célula. Sendo que a predisposição genética, os maus hábitos alimentares, o estilo de vida sem qualidade, como sedentarismo, tabagismo e alcoolismo, e o desequilibrio hormonal, aumentam e muito as chances de se desenvolver a celulite.
Este problema relacionado a estética ocorre em 90% das mulheres logo após a adolescência e raramente acontece nos homens. Ao contrário do que se diz, a celulite não está relacionada com a obesidade. Aparece em pessoas obesas, normais e também nas magras. Mas como se desenvolve a celulite?
Na década passada houve uma longa investigação para esclarecer este assunto e muitos autores concordam nos pontos seguintes:
As células adiposas alargam, devido à acumulação de gordura
As paredes capilares tornam-se excessivamente permeáveis causando a acumulação localizada de fluidos
A drenagem linfática insuficiente demora a eliminação do excesso de fluidos
As células adiposas agrupam-se e ficam ligadas por fibras de colagénio, e impedem a corrente sanguínea
Os fios de tecido conjuntivo endurecem, contraem-se, e puxam a pele para baixo.
Portanto, o resultado é o aspecto irregular da pele que se deve a mudanças na corrente sanguínea, drenagem linfática, gordura e tecido conjuntivo.
Agora sabendo do aspecto médico/científico, vamos falar a respeito da qualidade de vida via alimentação saudável e atividade física. Sabe-se que uma alimentação correta pode sim trazer ótimo resultados.
Veja a seguir o que se deve evitar para se prevenir o aparecimento da celulite e até mesmo melhorar o aspecto das já existentes:
Café, chá preto, mate em excesso, refrigerante e bebidas alcoólicas;
Doce e açúcar refinado;
Carne vermelha, embutidos, frituras, margarina com gordura trans e alimentos enlatados e industrializados;
Agora veja o que é interessante consumir:
Frutas vermelhas, azeite de oliva extra virgem – São alimentos com substâncias antiinflamatórias;
Alimentos fonte de fibra – Intestino funcionando bem se libera as toxinas;
Peixes – São fontes de ômega 3;
Semente de linhaça – Possui antioxidantes em sua composição, que combatem os radicais livres, protegendo a não destruição das células;
Aveia – Além de ser fonte de fibras, tem silício, que ajuda na reorganização da estrutura fibrosa da pele, mantém a pele homogênea;
Lima da pérsia e melancia – colabora com o sistema linfático, evita a retenção de líquidos;
Chá verde – Possui antioxidantes e é termogênico;
Beber bastante água para realização de todos os mecanismos do organismo.
A qualidade da alimentação associada a um estilo de vida saudável são valiosos aliados. Mantenha-se ativo e se alimente bem. Seja feliz!
Autor
Izaara Alvarenga
Nenhum comentário:
Postar um comentário