quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Como nadar em agua fria?

Resposta: Treinando... assim como treinamos para terminar ou melhorar a performance em uma travessia, você também treina para suportar temperaturas baixas na água.

Deve-se praticar em água fria. No começo, nadar uma vez por semana de 10 a 20 minutos e ir aumentando gradativamente a freqüência e o tempo de permanência na água. Não é necessário treinar todos os dias em água fria, apenas o suficiente para evitar o choque ao encarar temperaturas baixas.

Sempre que for nadar em água fria, deve-se entrar aos poucos na água. Primeiro coloque os pés e mãos, em seguida molhe o rosto, o peito, e os rins e só depois mergulhe.

Em uma prova com água fria, procure nadar um pouco antes da largada, para aquecer a musculatura e sentir melhor a água. Se não tiver oportunidade de fazer um "molho corpo" antes da prova, inicie a prova em um rítmo mais lento e aumente gradativamente.

Muitos atletas acham que devem iniciar a prova forte para esquentar o corpo, o efeito é o contrário, devido à baixa temperatura da água a tendência da musculatura é enrijecer, obrigando o atleta a nadar mais lento e consequentemente a sentir mais frio.

recomenda-se o uso de vaselina e/ou lanolina para reter a temperatura do corpo, normalmente se passa embaixo dos braços e entre as pernas para evitar o atrito. Para combater o frio costuma-se colocar no peito e na região dos rins. Outra recomendação é o uso da touca, pois perdemos mais de 60% da temperatura do corpo pelas extremidades.

Em água fria não é recomendado bater muito a perna, pois os membros inferiores não tem um acúmulo de gordura tão grande (a gordura é um isolante térmico natural), e a tendência é a contração dessa musculatura, gerando cãibras e fadiga.

Outra dica para suportar o frio é a mentalização. Quando os técnicos dizem que frio é psicológico, no fundo, é uma verdade, com exercícios de mentalização você pode suportar temperaturas baixas de água.

Espero com este pequeno artigo impulsionar todos a enfrentar no futuro as águas frias, afinal...

"FRIO É PSICOLÓGICO"

Fonte:Renovação News

2 comentários:

  1. Treinar em agua fria e muito duro, ainda para mais para quem esta habituado durante uma epoca inteira a uma temperatura e depois se ve noutra muito mais baixa. Vou experimentar o uso de vaselina a ver se mantenho a temperatura do corpo ,pois cada treino dura cerca de 1h20 :|

    ResponderExcluir
  2. Oi. Há um tempo vi essa matéria de vocês e comecei a verificar se conseguiria passar de piscina, com água morna, para a água gelada. E cerca de 1 ano, mais ou menos, passei a nadar em piscina com água gelada. Havia o receio pela idade, hoje estou com 50 anos e a dúvida sempre foi sobre coração, pressão sanguínea. Não abuso muito, mas estou gostando de nadar em água gelada. E sinto-me mais energizada após cada piscina. Grata pelas orientações.

    ResponderExcluir