quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Como acabar com as dores após a malhação

Após uma aula puxada de ginástica ou musculação, ácido lático se acumula entre os músculos. Em excesso, esse ácido provoca as famosas dores pós-treino. Com elas, vêm a sensação de dever cumprido na academia mas também o incômodo.

Qual o melhor remédio para essas dores? Mais malhação, só que em menor intensidade.

Uma ótima resposta foi dada pelo médico especialista em esportes Luiz Eduardo Martins Castro, da Escola Paulista de Medicina, à revista Superinteressante.

Diz o médico: “Quando uma pessoa realiza esforço físico, seu organismo “queima” glicose, que está armazenada no corpo, principalmente com o oxigênio proveniente da respiração. Essa reação produz energia. Se o exercício estiver além do que o atleta está condicionado a fazer, a queima da glicose através do oxigênio não será suficiente e o organismo queimará a glicose sozinha.”

“Essa reação solitária produz o ácido lático, que é um dos causadores das dores musculares. O melhor procedimento para evitar sua formação é, depois de fazer um exercício, realizar por alguns minutos outro exercício.”

Ou seja, como já é comum em boas academias, após um treino puxado de musculação, por exemplo, faz-se alguns minutos de esteira ou bicicleta ergométrica. Esse procedimento ajuda a desintoxicar a musculatura porque uma parte do ácido lático, que também pode servir como fonte de energia, passa a ser queimada.

Outro procedimento fundamental é o alongamento. Massagear o local dolorido também é interessante porque aumenta a irrigação sanguínea e facilitar a eliminação do ácido.

Por: Nádia De Toni

Um comentário:

  1. POXA GOSTEI DA DICA POIS ESTOU COM MUITA DORES MUSCULAR ....

    OBG

    ResponderExcluir