segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Fitoterápicos na prática esportiva

Plantas medicinais possuem propriedades terapêuticas em relação ao estresse que o exercício provoca no organismo, ajudando na recuperação.

O exercício físico gera uma alteração no metabolismo geral do organismo, provocando uma queda do sistema imune. Durante a fase de exaustão física, a diminuição da resposta imunológica é visível, devido à queda dos mecanismos naturais de defesa, trazendo comprometimento à saúde do atleta. Isso ocorre principalmente nos exercícios de alta intensidade e endurance (longa duração), praticado sob condições estressantes.

As plantas medicinais possuem propriedades terapêuticas em relação ao estresse que o exercício provoca no organismo.

Os fitoquímicos presentes nos fitoterápicos conferem melhor desempenho esportivo, aumentando força e resistência. Além disso, eles também podem atuar como importantes antiinflamatórios, antioxidantes, auxiliando na recuperação pós-exercício combatendo a dor, na melhora do sistema imune e como coadjuvante no tratamento de lesões musculares.

Alguns dos fitoquímicos que possuem ação na melhora do desempenho físico são o Rhodiola Rósea e o Panax Ginseng. Apresentam propriedades anti estresse, aumenta resistência e força no exercício de endurance. Não são indicados para hipertensos. Já o Tribullus Terrestris, estudos mostram que não houve melhora no rendimento físico e VO2 máximo, apenas apresenta efeito anabólico devido ao aumento do hormônio testosterona.

Panax Ginseng, Curcumina, Arnica Montana, Picnogenol e Gengibre possuem propriedades antiinflamatórias e estimulantes do sistema imune.

Panax Ginseng: impede os efeitos deletérios do excesso de treinamento ou melhora o desempenho físico, especialmente em pessoas com mais de 40 anos de idade. As recomendações incluem o uso por indivíduos treinados submetidos à formação contínua ou destreinados em atividades extenuantes.

Curcumina: A Curcuma longa (Curry e Açafrão), as pimentas e pimentões atuam como antiinflamatórios e antioxidantes combatendo os radicais livres gerados pelo exercício de alta intensidade e duração.

Arnica Montana: é considerada um analgésico e antiinflamatório, pelo seu conteúdo de lactonas, podendo eliminar o uso de medicamentos antiinflamatórios e analgésicos, como o medicamento denominado comercialmente Advil, muito utilizado entre os atletas de endurance, como Ironman, para diminuição no quadro de dor.

Picnogenol: é utilizado em atletas, pois atua como potente antioxidante, além de aumentar a atividade do sistema imunológico e reduzir a intensidade das reações alérgicas.

O gengibre apresenta ações antiemética (inibidora do vômito), antiinflamatória, antimicrobiana e antioxidante. A raiz apresenta, ainda, um efeito estimulante do sistema imunológico.

É importante que a nutricionista oriente a indicação desses fitoterápicos, a qual deve ser individualizada, levando-se em consideração o tipo e a duração do exercício físico praticado, evitando que a saúde do atleta esteja em risco.

Salientamos que os fitoterápicos são de origem de plantas naturais, no entanto apresentam princípios ativos com ação no organismo e se usado de modo indiscriminado pode ser prejudicial à saúde.

artigo de Amanda Miranda e Beatriz Vilela

Nenhum comentário:

Postar um comentário