quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Anabolizante ou Suplemento? Saiba a diferença.

Quem malha pesado ou pratica esportes de alta intensidade invariavelmente recorre ao uso de suplementos nutricionais como complemento da dieta.

A eficácia de muitos deles ainda não foi comprovada cientificamente, mas seu uso é feito com o objetivo principal de ajudar o organismo a eliminar gordura e ganhar músculos.

Muitas vezes, os suplementos são confundidos com esteróides anabolizantes, drogas ilegais conhecidas como “bombas” e cujo uso continuado causa disfunções sexuais e até câncer. Mas são produtos diferentes.

Malu Bastos, nutricionista da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres, esclarece: suplementos alimentares são produtos elaborados com ingredientes alimentícios, podendo ser adicionados de um ou outro nutriente sintético idêntico ao presente nos alimentos, enquanto os anabolizantes são derivados sintéticos da testosterona e outras substâncias medicamentosas.

Malu Bastos lista os principais suplementos alimentares que podem ser encontrados atualmente no Brasil, e que podem beneficiar os esportistas:

- Protéicos: formulados à base de proteína do soro do leite (Whey Protein), caseína e/ou clara de ovo em pó para preparo de shake, barras ou bebidas.

- Repositores energéticos: produtos à base de diversos tipos de carboidratos como maltodextrina, dextrose, frutose, podendo ser adicionados de vitaminas e minerais.

- Repositores hidroeletrolíticos: bebidas para hidratação com carboidrato, vitaminas e eletrólitos.

- BCAAs: como popularmente são conhecidos os aminoácidos essenciais Isoleucina, Leucina e Valina.

- Hipercalóricos: produtos completos destinados a auxiliar na oferta de caloria, energia e demais nutrientes.
- Suplementos de vitaminas e minerais, isolados ou na forma de complexos vitamínicos.

Entre os produtos que não podem ser comercializados no Brasil estão os termogênicos e queimadores de gorduras, o ácido linoléico conjugado (CLA), os aceleradores do metabolismo e estimulantes do sistema nervoso central, os precursores do hGH e IGF1 e os anabolizantes pró-hormonais.

Fonte: Malu Bastos

Importante: embora os suplementos alimentares sejam comercializados sem controle em lojas especializadas, é importante consultar um especialista antes de comprar. A sobrecarga de certos nutrientes pode provocar problemas renais e lesões no fígado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário