quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Exercício sim. Dor e lesão, não.

O ano não está passando. Está é correndo. Chegou outubro e já dá para pensar com expectativa para 2011, nas férias, na praia. É nessa hora que se deseja ainda mais “espantar” os quilinhos excedentes e deixar o corpo nos trinques para o verão. Não é? Porém, atenção: é preciso paciência e parcimônia para entrar em forma, caso contrário, o que se ganha é uma lesão.

A primeira e indispensável dica é a prática de exercícios supervisionada, pois na ânsia pelo resultado imediato e sem orientação profissional, o praticante pode cair na tentação da sobrecarga de peso. Daí, então, as conseqüências são lesões, as mais comuns nos ombros, joelhos e lombar.

“Exercício errado é um assunto bem interessante, pois não existe exercício errado e sim mal executado ou que não é adequado para a pessoa”, acredita Mauro Yamasaki, coordenador de ginástica da unidade Oscar Freire da Competition. “O maior problema é causado pelo excesso de cargas e o excesso de atividades, ou seja, muitas aulas no mesmo dia. Esse excesso pode simplesmente proporcionar uma dor muscular ou chegar a alguma lesão dependendo do exagero”, completa.

Por outro lado, o exercício cuidadoso e responsável é um importante aliado para espantar a lombalgia, ou dor nas costas, que atinge 80% da população brasileira e é causada por má postura, uso de salto alto, idade, lesão e excesso de peso. Fortalecimento dos músculos do dorso e abdominais e o treino de flexibilidade (especialmente para os músculos lombares e posteriores da coxa) são muito importantes para a prevenção das doloridas lombalgias.

Abaixo algumas dicas de especialistas para evitar as dores que ninguém quer ter.

Faça a programação do que pretende trabalhar durante a semana. A ideia é trabalhar equilibradamente os grupos musculares, sem sobrecarregar nenhum;

Não tenha pressa nem trabalhe com uma carga maior do que é capaz;

Alongue antes e depois dos exercícios e aqueça antes. No caso da musculação, faça a primeira série com menos peso;

Pegue leve no primeiro mês de aula;

Faça uma avaliação física prévia (clínica, cardiológica e ortopédica);

Se já possui algum histórico de dores ou inflamações, procure um médico antes de começar a se exercitar;

Para esportes envolvendo corridas, escolha um tênis adequado que protejam os membros inferiores dos impactos e repetições de movimentos;

Use roupas com tecidos que permitam uma transpiração mais livre;

Faça exercícios preventivos que fortaleçam os músculos, tendões e ligamentos e que preparem o corpo para a atividade;

Tome uma xícara de café 30 minutos antes de se exercitar. Segundo pesquisa da Universidade de Illinois (EUA), a cafeína bloqueia a substância adenosina, que é liberada pelo organismo como parte da resposta inflamatória do músculo.

Nada melhor do que os exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida. Mas preste atenção! Tem de ser sempre de forma adequada e com orientação

Fonte: Competition

Nenhum comentário:

Postar um comentário