Estudiosos da Universidade Clínic de Saarland, em Hamburgo, na Alemanha, constataram que a prática de exercícios tem um efeito rejuvenescedor. Eles constataram que os telômeros, estruturas do DNA que encurtam à medida que envelhecemos, eram bem mais longas entre as pessoas ativas. Os exercícios teriam evitado a perda de até 75% da estrutura do DNA.
Outro estudo, da Universidade de Toronto, no Canadá, também constata que praticar exercícios aeróbicos durante a meia idade e até mais tarde pode retardar o processo de envelhecimento em mais de uma década e prolongar a vida independente. Os autores do estudo concluíram que a prática regular de exercícios aeróbicos melhora a habilidade do organismo de recolher e usar o oxigênio, que declina com o envelhecimento.
Praticar exercícios físicos, especialmente os mais intensos e de longa duração, aumenta o poder aeróbico em aproximadamente 25%, o equivalente a reverter 12 anos de envelhecimento relacionado à perda da forma física. Nadar, correr ou pedalar melhoram o metabolismo da glicose e a ação da insulina, além de serem eficazes no controle do peso e da composição hormonal.
Por Carolina Abranches
Nenhum comentário:
Postar um comentário