A conclusão de um estudo do Departamento de Cirurgia Ortopédica da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, é simples: para acabar com a dor nas costas que lotam os consultórios médicos, é preciso praticar exercícios. Exercícios localizados de duas a três vezes por semana é o suficiente para dar um basta às crises dolorosas.
Movimentos específicos reforçam os músculos do abdômen e das costas que funcionam como suporte para a coluna. Incluir o alongamento na série de exercícios também é fundamental. Ele promove o estiramento das fibras musculares, aumentando a flexibilidade.
Além do programa de exercícios, o médico pode aconselhar a importância da postura e técnica próprias-como, por exemplo, RPG (Re-educação Postural Global) - para sentar-se, levantar-se e outras atividades. Nesse caso, a ajuda de um fisioterapeuta é fundamental. Mas nada disso poderá substituir os benefícios que os exercícios Trazem.
Siga dicas que podem ajudar a evitar e diminuir a dor nas costas:
Fortalecimento da parede abdominal - A musculatura do abdômen tem papel fundamental na manutenção da boa postura e protege a coluna. Apenas dois minutos de exercícios abdominais, três vezes por semana, já são suficientes para obter este benefício.
Técnica correta para transportar objetos - Outro cuidado fundamental para evitar o “mau jeito” nas costas é adotar a postura correta ao carregar ou empurrar objetos mais pesados. Em vez de utilizar a força das costas flexionando a coluna durante o transporte, flexione (dobre) os joelhos e use a força das pernas para empurrar ou levantar o objeto. As pernas têm músculos mais fortes e a alavanca para realizar o trabalho pesado é bem mais eficiente desta forma.
Saia da cama de forma correta - Em vez de levantar “fazendo abdominal”, isto é, de frente, o mais indicado pelos especialistas é deitar de lado e aí sim levantar as costas. Além de o esforço ser muito menor, a alavanca para levantar da cama é também mais eficiente, preservando a coluna.
Com a postura correta se evitará diversos tipos de quadro doloroso principalmente ao dirigir, trabalhar na frente do computador ou quando estiver sentado assistindo TV.
Mas se mesmo assim a dor viér, que tal uma bela massagem com o Gel Mundial?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário