sábado, 23 de janeiro de 2010

Perder peso na piscina

A natação é um aliado poderoso para as pessoas que buscam entrar em forma, que podem queimar até 37% mais calorias.

É cada vez maior a escolha da natação por pessoas interessadas em perder peso, sejam elas indivíduos um pouco acima do peso, obesas, ou ainda atletas que buscam atingir um melhor rendimento no esporte. São vários os benefícios de quem opta pela modalidade, principalmente quando se está fora de forma. Dois desses benefícios são o baixo impacto nas articulações e a melhora do processo cardiorrespiratório.

Não existem milagres quando o objetivo é perder peso. A regra é clara: para emagrecer, o consumo de calorias tem de ser inferior ao que o organismo gasta. Na luta para equilibrar essa balança, as pessoas recorrem ao esporte. Mas sempre é difícil e, muitas vezes doloroso, optar por esportes de maior impacto, como corrida e artes marciais. "Existe uma chance muito grande de a pessoa não resistir às dores iniciais. Na natação, ao contrário, a pessoa consegue suportar mais o desgaste e vê resultados rápidos, queimando mais calorias do que outros exercícios de baixo impacto, como a caminhada", diz a fisiologista Valéria Scornaienchi.

Para haver uma queima de gordura eficiente em qualquer atividade física, é importante que esta seja praticada com regularidade. "As intervenções mais severas nem sempre são as mais eficientes em médio prazo, é o famoso efeito sanfona. O recomendado é que a pessoa perca o peso gradualmente", diz Scornaienchi. É importante que a pessoa sinta prazer em nadar, e não que aquilo seja um sacrifício momentâneo. Para o American College of Sports, uma pessoa saudável é a que gasta entre 1.000 e 1.500 kcal por semana com a prática esportiva. O exercício pode consumir entre 300 e 500 kcal por dia.

Na luta contra a balança, o esporte é apenas uma das armas. De nada adianta se matar na academia e manter os mesmos hábitos alimentares. A soma desses dois fatores é preponderante para um resultado eficaz e duradouro. É importante que a pessoa não sinta fome. "Alguns estudos mostram que tomar um número constante de refeições diárias, sem modificações bruscas, também torna o organismo mais apto a oxidar gorduras e gastar energia adequadamente. Existe a constatação de que, ao 'pularmos' refeições ou não mantermos os horários fixos delas, o organismo se adapta no sentido de 'economizar' energia", diz Sandra Maria Lima Ribeiro, nutricionista esportiva.

ESTRATÉGIAS DE NADO

Aumentar a intensidade. Ex.: treino intervalado com intensidade mais alta (no limite máximo do limiar aeróbico).
Variar os treinos. Assim, o organismo não se acostuma/acomoda, com isso, o gasto calórico sempre será mais elevado.
Utilizar equipamentos que aumentam o trabalho muscular, gerando um crescimento do gasto calórico, como os palmares e nadadeiras.

Por Leandro Bittar
Fonte: Mundo Aqua - Treinamento / onlinepublicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário