domingo, 10 de janeiro de 2010

Conheça suas articulações e previna algumas lesões.

Muitas pessoas quando entram em uma academia ou iniciam um treinamento desportivo, querem mostrar o máximo de suas capacidades físicas. Alguns dias depois do treinamento, muitos não conseguem mover os ombros, joelhos e as demais articulações do corpo.

Não podemos contrariar o fato de que o processo de treinamento intenso, em vários tipos de esportes, coloca tensão significativa em suas articulações. Muito desgaste pode causar danos e perda de osso e até a perda da função de uma articulação. Antes de evitar esse tipo de problema saiba como funciona a articulação.

Estrutura de uma articulação

. Entre o tendão e o osso há uma pequena bolsa cheia de líquido articular lubrificante (líquido sinovial) que age como uma "almofada". Esta bolsa pode sofrer inflamação como resultado de uso desajeitado de uma articulação ou uma irritação causada por um dano a um tendão e/ou ligamento.

. A cartilagem é o material que cria a superfície lisa de uma articulação. Pressão anormal colocada na cartilagem pelos ossos, pode conduzir a lesões na mesma. Quando a cartilagem ficar muito gasta haverá um contato entre os ossos da articulação, causando muita dor, podendo levar a uma artrite, condromalácea, entre outras.

. Os ligamentos são feitos de tecido conjuntivo, estabilizando uma articulação. A lesão ao ligamento pode ser resultado de um movimento incomum (não fisiológico), gradualmente a movimentos repetitivos, fraqueza muscular.

. O tendão é feito de tecido conjuntivo fibroso que conecta o músculo ao osso. O excesso de treinamento pode causar uma inflamação (tendinite).

Como prevenir? - Os métodos de treinamento e estilo de vida podem afetar seu corpo em geral. Para minimizar suas chances de lesões, siga algumas dicas:

. Aquecimento antes de qualquer treinamento
. Mexer as articulações com movimentos leves
. Alongar a musculatura 20 minutos após o treinamento, deixando seu músculo iniciar um processo de relaxamento
. Não ignore a dor, a fadiga é um efeito colateral normal dentro de treinamento. A dor não!
. Procure sempre um acompanhamento de um fisioterapeuta especializado, se necessário tenha ajuda de uma equipe multidisciplinar (médico, fisioterapeuta, educador físico e nutricionista).

Fonte: Site BemStar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário