terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Metabolismo a mil por hora!

Quando comemos, nosso metabolismo logo entra em cena, transformando as calorias na energia que precisamos para viver e realizar as mais diversas atividades, como tomar banho, trabalhar, fazer academia... Por questões genéticas, algumas pessoas realizam esse trabalho de forma mais acelerada do que outras, resultando em um gasto calórico maior. A boa notícia é que, independente do que diz seu DNA, é possível aumentar a velocidade do metabolismo, transformando-o em uma verdadeira máquina de queimar calorias. Confira!

Aliados na cozinha

Segundo a nutricionista Catarina Stocco, da clínica Dietclin, de Curitiba (PR), alguns alimentos são capazes de estimular o metabolismo a gastar mais energia mesmo quando você está em repouso. “Eles também atuam na diminuição da inflamação, uma das causas de obesidade”, completa. Mas, para sentir os efeitos na cintura, deve-se incluí-los com regularidade na alimentação, combinado? Agora, pegue a listinha do mercado e anote o que não pode faltar na sua despensa e como deve ser o consumo.

Pimnta e canela: inclusão na dieta estimula o organismo a gastar mais energia

Chá-verde: de 2 a 4 xícaras por dia

Café: 1 xícara antes dos exercícios

Pimenta vermelha: uma pitadinha por dia, no molho ou na comida

Gengibre: 1 colher (café) de folhas picadas por dia. Use em alimentos ou sucos

Farinha de linhaça: 1 a 2 colheres (sopa) por dia

Curcuma (açafrão-da-terra): 1 colher (café) por dia, adicionada à comida

Peixe: 100 a 150 gramas, de 2 a 3 vezes na semana

Brócolis: 1 xícara (chá) por dia

Cacau: 1 quadradinho ou 30 gramas de chocolate amargo por dia

Chá de hibisco: 2 a 3 xícaras por dia

Algas: 1 folha, 2 vezes por semana, adicionada aos alimentos

Semente de mostarda: 1 colher (chá) por dia. Salpique na comida

Canela: 1 colher (chá) ao dia

Vinagre de maçã: 1 colher (chá) por dia. Use para temperar a salada

Frutas cítricas (como laranja e kiwi): 1 a 2 unidades por dia

Alecrim: 1 colher (sobremesa) por dia. Adicione aos alimentos

Azeite de oliva extra-virgem: 1 a 2 colheres (sopa) por dia

Mudança de hábitos

Quando o assunto é dar um gás no gasto calórico, algumas regrinhas de comportamento valem ouro. Ter uma boa noite de sono é uma delas. “É nesse período que tudo acontece: hormônios são liberados, forma-se a massa magra, etc. Por isso, se não dormir bem, o organismo tende a ficar desregulado durante o dia”, explica a nutricionista da Dietclin.

Comer várias vezes durante o dia também faz parte dos mandamentos para ativar o metabolismo. Isso porque, se ele não tiver descanso, não entrará no modo “superlento”. Aí que sai ganhando (ou melhor, perdendo) é sua cintura. Catarina lembra, no entanto, que à noite o metabolismo também merece uma pausa, por isso, o ideal é jantar cerca de três horas antes de ir para a cama. “Nesse momento, ele não trabalha tanto a seu favor, então nada de exagerar na comilança. O ideal é repetir a refeição do almoço ou optar por uma sopa de legumes. Se não for possível, faça um lanche completo, com pão integral, salada verde e outros vegetais e proteína magra, como atum, sardinha, peito de peru, presunto magro ou ovo mexido”, finaliza.

Fonte: Thaís Manarini, especial para o iG São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário