sábado, 30 de janeiro de 2010

Natação para viver bem

O esporte desenvolve a coordenação motora em bebês e crianças e a resistência dos músculos de adultos e idosos.

Um dos poucos esportes que capacita pessoas de todos os níveis de condicionamento físico, a natação é uma atividade famosa por desenvolver os músculos do corpo. Mas, além disso, vale ressaltar que ela é essencial para a coordenação motora e a capacidade de apnéia das crianças. No caso dos adultos e idosos, a prática da natação é capaz de elevar a capacidade respiratória e cardiovascular.

Bebês, crianças, adultos e idosos podem praticar, pois a natação não tem contra-indicações e nenhum fator limitador. Nem mesmo idade mínima para começar. A única observação é voltada para os bebês, que podem iniciar na atividade a partir do sexto mês. Dessa forma, os choques térmicos ao entrarem em contato com a água da piscina serão evitados.

Os três primeiros meses são os mais importantes para os bebês e as crianças que estão iniciando na atividade. Nesse período elas aprenderão as técnicas básicas da natação. A partir daí, o desenvolvimento será de acordo com a capacidade e a resistência de cada um.

Os resultados fisiológicos e estéticos podem ser observados de acordo com a intensidade que a atividade é praticada. Entre diversos benefícios que podem ser alcançados, a capacidade de aliviar dores do corpo, fortalecer, relaxar e alongar os músculos são os mais citados entre os praticantes.

Criar o hábito de praticar atividade física é essencial para a qualidade de vida em qualquer idade. O ideal é que os pais incentivem os filhos desde cedo, porém, nunca é tarde para fazer parte deste grupo e garantir a saúde do corpo e da mente.

Benefícios da natação:
- Ativa o sistema neuro-muscular - Aumenta a resistência do organismo e a capacidade respiratória - Melhora a postura, alongando e fortalecendo dos músculos - Ajuda na prevenção e recuperação de doenças (asma, bronquite, hipertensão e problemas ortopédicos) - Relaxa o corpo e combate o estresse.

Fonte: Portal Fator Brasil - Saúde/ Onlinepublicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário