domingo, 17 de janeiro de 2010

Exercícios na água

Os esportes aquáticos são ótimas alternativas para quem quer se exercitar – e não apenas durante o verão. Além de trabalharem o condicionamento físico, aumentando a capacidade cardiovascular, são indicados para os casos de recondicionamento e tratamento terapêutico.

“Há opções para todos: da natação e do pólo aquático a atividades terapêuticas como a hidroterapia”, explica Mário Sérgio Vieira Rossi, fisiatra, médico da seleção brasileira de pólo aquático e responsável pela reabilitação esportiva no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).

Natação

É a base da maioria das atividades físicas na água. Sua primeira indicação foi treinar o condicionamento cardiovascular dos guerreiros no Império Romano.

Entre seus benefícios estão o aumento da resistência física e cardiopulmonar, assim como uma eficiente melhora da coordenação motora. “A natação mobiliza o organismo como um todo, em um trabalho que envolve força, resistência muscular e estímulo cardiovascular aeróbico, além de ser uma atividade relativamente segura, já que o impacto é mínimo no ambiente aquático”, explica o dr. Rossi . Beneficia-se ainda quem tem problemas de coluna, osteoporose e osteoartrose e não poderia praticar atividades físicas no solo, devido ao impacto.

É um esporte completo, que oferece poucas restrições à prática e é recomendado para todas as idades. Seus benefícios não param no corpo. “A mente é privilegiada na natação porque o ambiente aquático é propício para o alívio do estresse”, informa o fisiatra. Como exige concentração para a respiração e os movimentos alternados de braços e pernas, a natação alivia a tensão emocional e massageia todo o corpo pelo contato com a água.

Modalidades de nado

Peito: também conhecido como estilo clássico. O ritmo desse estilo é lento, o que garante definição muscular e rigidez. Grupos musculares trabalhados: panturrilhas e peitorais.

Costas: esse estilo trabalha os músculos das costas, peito, barriga, ‘bumbum' e parte anterior da coxa.

Borboleta: ideal para desenvolver coordenação motora de braços e pernas, pois os movimentos são intercalados entre os membros inferiores e superiores. Fortalece a musculatura de ombros e braços.

Crawl: a respiração é muito importante nesse estilo rápido, também conhecido como nado livre. Ajuda a definir os músculos dos braços e das costas e colabora para o emagrecimento.

Hidroginástica

Utiliza técnicas de ginástica de solo e respiração para melhorar o condicionamento cardiovascular e fortalecer a musculatura. “A hidroginástica é uma atividade aeróbica que melhora a função cardiovascular e utiliza o empuxo da água para facilitar os movimentos e minimizar os impactos nas articulações das pernas e coluna lombar”, explica o fisiatra.

Sua indicação é ampla e, quando bem direcionada por um instrutor e sob orientação médica, pode ser praticada por indivíduos que iniciarão um programa de condicionamento físico, inclusive idosos, pessoas que sofrem de osteoporose e gestantes, para aumentar a circulação sanguínea nas pernas e prevenir dores lombares.

Modalidades de hidroginástica

Local: assim como a ginástica localizada, trabalha grupos musculares específicos com o auxílio de equipamentos como halteres e tornozeleiras, entre outros.

Water Running: corrida em que são exercitados os braços e as pernas simultaneamente.

Hidro Core: melhora o equilíbrio e alinhamento do corpo, trabalhando os músculos do abdome, quadril e costas.

Deep Running: corrida praticada com colete de flutuação. Assim é possível aumentar o trabalho cardiovascular porque não há contato com o solo.
Hidrobol: atividades com bola que desenvolvem a coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade.

Hidrosport: realização de esportes com bola, como vôlei, dentro da água.
As mais diversas modalidades esportivas estão sendo adaptadas à realização na água devido ao baixo impacto. Já existem academias e clubes que oferecem aulas de spinning e até triatlo na piscina.

Antes de mergulhar

É preciso fazer uma avaliação médica para verificar lesões existentes. Com a liberação de seu médico, basta seguir os passos de qualquer atividade física: alongamento e aquecimento, alimentação leve antes da prática e boa hidratação.

“No caso da natação os treinos são progressivos porque primeiro é preciso aprender as técnicas, depois é que começa o condicionamento”, explica o fisiatra. Já na hidroginástica, o condicionamento começa na primeira aula, mas também é feito de forma gradual. “O corpo precisa adaptar-se à água e isso acontece aos poucos”, completa o médico do esporte.

Fonte: Site do hospital Albert Einsten

Nenhum comentário:

Postar um comentário