segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Hidratação, indispensável na atividade física.

Quando praticamos atividades físicas, sempre temos que tomar alguns cuidados e a hidratação é um deles. Uma justificativa bem clara para esse cuidado é que nosso corpo é constituído em média de 60% de água - mais da metade do peso corporal.

Desta forma, podemos dizer que a água é importante para o bom funcionamento do nosso corpo e indispensável para a vida.

Durante a prática de exercícios, em média o corpo perde de um a dois litros de água por hora de atividade, e essa perda normalmente acontece pela transpiração e pela respiração. Portanto, é importante que o atleta beba água antes, durante e depois da prática esportiva.

Existem vários fatores que provocam a perda de água durante a prática esportiva. A temperatura climática, por exemplo, é um fator que tem que ser levado sempre em consideração, pois interfere diretamente na hidratação do atleta. Os corredores sabem muito bem o que é isso porque estão sempre expostos ao sol, vento, chuva e a grandes mudanças de temperaturas.

Em ambiente quente e seco, a preocupação com a hidratação tem que ser maior. Mas isso não quer dizer que em ambiente frio ou úmido a mesma não seja importante.

Sendo assim, vários são os benefícios da hidratação para o corpo e também para o desempenho do atleta, entre eles:

- contribuir no aumento do fluxo sanguíneo;
- controlar a temperatura corporal;
- retardar o desenvolvimento da desidratação;
- evitar o aumento de batimentos cardíacos;
- aumentar o retorno venoso;
- retardar a fadiga;
- ajudar na eliminação de toxinas;
- proporcionar bons sonos;
- estimular o apetite;

Mas, quando falamos em exercícios de mais de uma hora de duração, outra preocupação aparece. A perda de eletrólitos, principalmente sódio e cloro (através do suor), começa a ser um motivo de diminuição do rendimento. Portanto, a ingestão de bebidas isotônicas é necessária para repor os sais e retardar o aparecimento da fadiga.

Uma alternativa de bebida isotônica, ou bebida esportiva, é o soro caseiro, o qual tem o mesmo efeito e ainda é muito mais acessível, só não tem o mesmo gosto que os vendidos no mercado. Ele é composto de água, eletrólitos e também carboidrato, que, nessa situação, ajuda na reposição energética.

Outra sugestão de bebida isotônica é a água de coco, essa é ainda mais saudável, pois é natural. Ela, além dos eletrólitos e carboidratos, é rica em vitaminas, fibras, proteínas e também de fácil absorção.

Sabendo dos valores e da importância da hidratação para o corpo e para a prática esportiva, não podemos mais deixar que nenhum sintoma de desidratação apareça, como: sede (o mais comum), fadiga e dor de cabeça leve. Em situações de maior desidratação: náuseas, calafrios, batimento cardíaco acelerado e inabilidade de suor.

Então, vai uma dica de como se hidratar durante os exercícios: duas horas antes dos exercícios, beba pelo menos 500 ml de água; durante a prática, beba em média 300 ml de água a cada 20 minutos; caso dure mais de uma hora, bebida isotônica vai ser fundamental e, logo após o fim dos exercícios, beba o suficiente para matar sua sede e desejo.

Fonte: JC Onlinepublicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário