quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Mexa-se nas férias

Férias: rotina de descanso também queima calorias

A velha calça jeans até pode ser um dos termômetros mais sinceros sobre a mudança da forma física de uma pessoa, porém, nenhuma peça causa tanta preocupação quanto aquelas usadas durante a estação mais quente do ano. Shortinho, biquíni, mini-blusa, canga, vestidos curtos viram desafios para quem se esqueceu da dieta balanceada durante janeiro e novembro e só lembrou das consequências com a chegada do verão.

Para quem se desanimou com própria forma física, uma boa nova: é possível queimar calorias com atividades divertidas e típicas do período de férias. Com isso, “a corrida contra o tempo” – e a balança – fica bem menos penosa.

Ricardo Nahas, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, lembra que só o fato de as férias não significarem a rotina composta por trabalho, trânsito e cama faz com que o corpo se movimente mais. As caminhadas de 15 minutos na praia, a faxina no guarda-roupas ensaiada há meses e até o “bate-pernas” no shopping para um banho de loja podem valer como exercícios físicos, não realizados com mais freqüência ao longo do ano pela falta de tempo. De acordo com os calculadores de calorias consultados pelo iG, só as três atividades citadas acima resultam em um gasto de 246 calorias, mais do que uma aula de aeróbica de uma hora, por exemplo.

Se as atividades feitas nas férias ainda forem intercaladas com alimentação pobre em gorduras e açúcares, o resultado no final do verão podem ser alguns quilos a menos. Ou ao menos, mais disposição para ficar em paz com o espelho e encarar de frente uma mudança de hábitos alimentares e exercícios físicos rotineiros. O único cuidado, lembra Nahas, é que mesmo as atividades recreativas podem resultar em lesões. Então, antes de se aventurar no campeonato de basquete entre os vizinhos, avalie se o seu preparo físico permite tal feito.

Confira alguns exercícios de verão que nem parecem exercícios:

Caminhada de 15 minutos: 73,7 calorias
Cozinhar por 25 minutos: 69 calorias
Dançar moderadamente por 45 minutos: 280,8 calorias
Faxina de 45 minutos: 167,4 calorias
Compras no shopping por 40 minutos: 135,72 calorias
Cortar a grama por 15 minutos: 100,8 calorias
Pescaria por 60 minutos: 223,2 calorias
Soneca de 60 minutos: 79,2 calorias
Jogo de cartas por 45 minutos: 70,2 calorias
Uma partida de Vôlei por 25 minutos: 75 calorias
Ficar sentado olhando o movimento por duas horas: 158,4 calorias
Um beijo na boca: 12 calorias

Fonte: Fernanda Aranda, iG São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário