quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Os 10 mandamentos da nutrição esportiva

Treinar exige cuidado com a alimentação. Só uma nutrição adequada pode ajudá-lo a manter sua saúde e desempenho.

A seguir você confere os 10 principais mandamentos. Lembrando, que se a sua atividade for muito especifica ou se tem alguma necessidade especial o melhor a fazer é procurar um nutricionista.

1 – Coma várias vezes ao dia e em pequenas quantidades.

2 – Não inclua na sua dieta alimentos que não são nutritivos como: bolos, doces, bebidas gaseificadas e alcoólicas.

3 – Evite café, chá-preto e álcool, pois eles podem causar uma indesejável insuficiência muscular.

4 – Dê preferência a alimentos dos grupos cereais, vegetais e frutas. Eles são ótimas fontes de vitaminas e minerais.

5 – Prefira água aos sucos naturais.

6 – Evite comida gordurosa, pois atrasam a digestão e diminuem a mobilidade intestinal e o esvaziamento gástrico (do estomago).

7 – O café e o leite não parecem indigestos se forem tomados separadamente. Mas quando ingeridos juntos são responsáveis pela formação de tanato de caseína no estomago, prolongando a digestão.

8 – Os doces e todos os alimentos ricos em carboidratos simples devem ser ingeridos moderadamente. Quando são ingeridos isoladamente eles são absorvidos rapidamente gerando um aumento da glicemia. O melhor para o atleta são os carboidratos complexos.

9 – Opte pelas proteínas e vegetais em vez das proteínas animais, pois elas são menos ricas em gorduras saturadas e mais ricas em carboidratos.

10 – O intervalo entre a última refeição e a pratica de exercício deve ser de 2h30 a 3 horas. Entre esse espaço de tempo se reabasteça com água ou frutas. Isso reduz o risco de hiperglicemia, mantendo o nível de glicose muscular, também aumenta a atenção e diminui as possibilidades de lesão.

Fonte: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário