segunda-feira, 20 de junho de 2011

A mulher no esporte

Mauro Viana
A história da mulher no esporte começa (ou não começa) com a sua proibição nos primeiros Jogos Olímpicos. Diz-se que naquela época uma mulher que queria ver seu filho participando nos jogos se vestiu com roupas masculinas, mas ao vê-lo ganhar, mas comemorou de tal forma que seu disfarce caiu. A participação das mulheres nos Jogos Olímpicos só foi permitida em 1900, em Paris.

No Brasil, pode-se considerar que a nadadora Maria Lenk foi muito importante para a prática do esporte feminino, pois ela ajudou a divulgar a imagem da mulher praticante de esporte.

Hoje já podemos ver as mulheres praticando a grande maioria dos esportes mundiais, pois elas conseguiram conquistar o seu espaço. Além disso, as mulheres já apresentam o mesmo nível técnico dos homens, superando-os algumas vezes, embora existam diferenças fisiológicas entre elas, o fato do homem ter mais massa muscular do que a mulher enquanto a mesma apresenta um maior índice de gordura corporal do que o homem, que faz com que o sexo masculino tenha chances de apresentar um desempenho melhor do que o sexo feminino.


Mas apesar de todas as conquistas feitas pelas mulheres no mundo esportivo, muitas ainda têm dificuldade de aderir ao esporte, pois com isso teriam mais uma tarefa em seu dia já consumido por trabalho, casa, marido, filhos, entre outras.
Nesta ocasião é que entre o trabalho dos profissionais de educação física, medicina e principalmente da psicologia do esporte, mostrando que estas mulheres ainda não conseguem ver, o esporte como uma fonte de qualidade de vida e momento de lazer no meio de um dia tão atarefado como costuma ser. Não somente para a melhora física, hormonal, mas também para a melhora psíquica, pois com a prática do esporte a autoestima da mulher tende a aumentar. Sabemos que muitos psicólogos e médicos, principalmente os psiquiatras, indicam a pratica de esportes para pessoas com depressão, por exemplo.

Existem atualmente academias de ginástica voltadas somente para as mulheres, estas têm por objetivo a busca de clientes que por algum motivo não iriam procurar uma academia mista ou qualquer outro esporte que inclua homens, isto por diversos motivos e fatores, como a baixa auto-estima, o ciúme do marido (que ainda impede que muitas mulheres tenham uma vida independente da deles!).

Com a consolidação da psicologia do esporte, que é uma realidade, as mulheres junto com estes profissionais estão conquistando muitos esportes que até então, era exclusivamente masculinos, através dos tempos modernos, elas estão chegando lá.

Mesmo com todas estas evoluções da mulher no mundo esportivo, ela ainda não está numa condição de vantagem em relação aos homens, pois continua existindo muito preconceito e discriminação, mas principalmente desigualdade salarial entre homens e mulheres no esporte de alto rendimento, pois a mulher estar engajada na produção sócio-econômica, política e social do país, não podendo ficar de fora das competições esportivas.

As mulheres no esporte podem muito bem serem campeãs, pois entre outras características da feminilidade, podemos destacar:
  • Flexibilidade
  • Compreensão com o treinador e atletas
  • Intuição
  • Ação
No contexto social, a mulher no esporte estar imersa em um ambiente criando pelo e para o homem, com isso, não possuem, as “características” que facilitam a alta performance como também apenas por lazer, mas é sabido que este quadro estar em transformação nos aspectos biológicos, psicossociais, culturais, entre outros, fazendo com que a mulher conquiste a possibilidade de fazer parte da expressão esportiva de um país. A mulher no esporte estar fazendo um papel fundamental na sociedade, visto que, a mulher atleta, modifica a forma de pensar e agir de muitos indivíduos da sociedade. Vale ressaltar que as mulheres não procuram igualdade nas modalidades, e sim, equilíbrio nos direitos.

Este artigo, como deve ser, teve a colaboração de uma mulher, a psicóloga do esporte Karina Louzado, que teve a sensibilidade de mulher para enriquecê-lo.

MULHER e ATLETA!
Karina Louzado – e-mail: psicokarinalouzado@hotmail.com

Por: LivrEsportes Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário