sexta-feira, 3 de junho de 2011

Colesterol: saiba de sua importância e como mantê-lo equilibrado

 
Fora da taxa normal, ele pode ocasionar problemas no coração
O colesterol é uma molécula essencial para o corpo humano. Ele circula na corrente sanguínea e é feito de uma molécula a partir da qual os hormônios e esteróides são feitas. Ele também ajuda a manter as células nervosas. Setenta e cinco por cento e 80% do colesterol que circula na corrente sanguínea é produzido no fígado. O restante é adquirido de fontes externas, de alimentos provenientes dos animais. O colesterol não é encontrado nas plantas.
 
Só é possível identificar a taxa ideal do colesterol através de análise laboratorial. Um nível de colesterol normal ou desejável é definido como inferior a 200 mg de colesterol por decilitro de sangue (mg / dL). O colesterol no sangue é considerado limítrofe quando ele está na faixa de 200 a 239 mg / dl. É considerada uma taxa elevada quando ela está acima de 240 mg / dl.

O colesterol foi dividido em duas grandes categorias: lipoproteína de baixa densidade (LDL), o chamado colesterol “ruim “, e lipoproteína de alta densidade (HDL), o chamado colesterol “bom “. Dieta, exercício físico, tabagismo, álcool e algumas doenças podem afetar os níveis de dois tipos de colesterol. Comer uma dieta rica em gordura aumenta o seu nível de colesterol LDL. Exercícios ajudam a aumentar o colesterol HDL e diminuir o colesterol LDL.

A causa mais comum de colesterol elevado é a ingestão de alimentos que são ricos em gorduras saturadas, ou que contém níveis elevados de colesterol. O colesterol elevado também pode ser causado por doenças que elevam seus níveis no sangue, como diabetes mellitus, doença renal, doença hepática, ou hipotireoidismo.

O aumento do colesterol eleva o risco de doença cardíaca. Níveis elevados entopem os vasos sanguíneos. Estes depósitos de gordura, chamados de placas, são compostos de gorduras depositados na corrente sanguínea. Quando os depósitos se tornam suficientemente grandes, eles bloqueiam os vasos sanguíneos e diminuem o fluxo do sangue.

Estes depósitos resultam no surgimento da aterosclerose, que pode causar a formação de coágulos sanguíneos que interromperá o fluxo sanguíneo. Se as artérias que suprem o coração ficarem entupidas, o coração corre o risco de sofrer um ataque cardíaco.

Para evitar o aumento da taxa do colesterol, os médicos recomendam:

. Ingestão de produtos lácteos com baixo teor de gordura;
. Consumo de carnes magras como frango sem pele e peixes;
. Evitar alimentos ricos em gorduras saturadas como batatas fritas, ovos, queijo amarelo e bacon;
. Optar em comer alimentos assados ou grelhados.

Por Carolina Abranches – Fonte: www.bemstar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário