quarta-feira, 13 de abril de 2011

CEREAIS

O cereal é uma boa alternativa na alimentação dos atletas, porém deve ser escolhido com atenção. Ele pode ser utilizado não apenas nos intervalos das refeições, mas como é uma ampla fonte de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais você pode torná-lo uma grande refeição a qualquer momento, até mesmo antes e depois dos treinos e das provas. Quente ou frio, de dia ou noite e com várias opções para atender às suas necessidades (e gosto).

Tudo isso pode ser complicado! Então abaixo seguem algumas dicas para te ajudarem na escolha:

Aveia laminada ou flocos grossos


A aveia é um cereal, em geral, bastante valorizado por seu bom conteúdo protéico, calórico e de fibras. Investigações científicas relativamente recentes apontam que o consumo de aveia reduz os níveis de colesterol e os riscos de doenças coronárias. Este efeito é atribuído principalmente à beta-glucana, um tipo de fibra solúvel presente em grande quantidade na aveia, e também num outro cereal, a cevada. Além disso, a beta-glucana pode melhorar a resistência imunológica após a atividade física intensa.

Aveia flocos finos

Os flocos já processados são de mais fácil digestão e permitem uma rápida liberação de carboidratos. Porém, cuidado com as aveias instantâneas, pois muitas vêm com adição de açúcares! Assim, verifique o rótulo antes de consumir. Dica: consumir aveia após o treino/corrida pode ajudar a reabastecer suas reservas de glicogênio no músculo.

Cereais multigrãos

Entediado com aveia? Os cereais multigrãos valem a pena pela textura e sabor. Escolha uma mistura com pelo menos três tipos de grãos inteiros para uma variedade de nutrientes. Vale lembrar que alguns grãos devem ser ingeridos cozidos. Dessa forma, dependendo da mistura de grãos que você escolher, o ideal é esperar pelo menos 30 minutos para o cozimento. Outra dica é observar se esses cereais são integrais!

Cereais Matinais

Rápido e prático, os cereais matinais são frequentemente enriquecidos com vitaminas e minerais. Se você consumi-lo com leite você pode aumentar a ingestão de proteína e cálcio. Procure por aqueles que lhe garantam, ao menos, cinco gramas de fibras por porção. Mas tome cuidado! Muitos têm toneladas de açúcar. Se eles têm os frutos secos, a quantidade de açúcar, então, é bem maior. Por outro lado, um cereal ligeiramente doce (cerca de 160 calorias por taça) pode satisfazer o desejo de açúcar, mas proporcionar o consumo de fibra.

Granola

Coringa, a granola é uma mistura de aveia, cevada e outros cereais integrais. Ela fornece boas quantidades de fibras e carboidratos, juntamente com os nutrientes das frutas secas e castanhas. Muitas vezes a granola recebe adição de gordura, procure marcas que no máximo 160 calorias e menos de quatro de gordura ou menos por porção (em média meia xícara). Um excelente lanche da tarde é juntar uma porção de granola com um copinho de iogurte natural.

Dra. Juliana Pizzocolo Martins
CRN 3-23055, é nutricionista clínica com experiência em Nutrição Oncológica pelo Hospital Israelita Albert Einstein e pós-graduanda em Fisiologia do exercício pela UNIFESP - Universidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário