segunda-feira, 25 de abril de 2011

Lesões mais comuns em ciclistas e corredoras

No ciclismos em geral temos dois tipos de lesões, as traumáticas, por quedas, e as causadas por esforços repetitivos. Nas quedas, a maior parte das lesões são as contusões (batidas) que ficam apenas com hematomas e edema (inchaço), e as fraturas das mais variadas, costelas, clavícula, vértebras, e muitas outras, dependendo apenas da forma como a ciclista cai.
Já as lesões de repetição ou por esforços repetitivos se caracterizam por serem na maior parte crônicas, pois geralmente ocorrem por excesso de treinos ou mau posicionamento da bicicleta à ciclista ou ainda pelos dois fatores somados que é o mais comum.
 
Fasceíte plantar: A fáscia plantar é uma “membrana” formada por tecido conjuntivo que se origina no calcanhar e segue até se inserir após o arco do pé, antes da cabeça dos dedos. Causas: pisar forte com o calcanhar, correr em superfícies duras e tênis inadequado.

Canelite: inflamação dos tendões e músculos ao redor da tíbia (osso da perna) ou do tecido que a recobre. Causas: correr em solo irregular, aumentar a distância do percurso desordenadamente, pisar com o pé voltado para dentro durante a corrida.

Metatarsalgia: A dor e inflamação do pé na "maçã do pé," essa área entre o arco plantar e os dedos do pé. A dor centra-se geralmente em um ou mais dos cinco ossos (metatarsos) do pé. Causas: tênis inadequado, treinamento excessivo, ou calo. Um calo é uma acumulação de pele que se forma em resposta à pressão excessiva sobre o osso.

Condromalácia: Trata-se de uma espécie de amolecimento da cartilagem pelo atrito incorreto contra os côndilos do fêmur. Ocorre um desconforto e dor ao redor ou atrás da patela. A dor (algumas vezes ardência) é descrita como profunda e localizada na região retropatelar.O sintoma mais comum é a dor atrás da patela. É possível que ocorra crepitação e estalos, muitas vezes audíveis, além de edema (inchaço)
Fraturas por estresse: Acontecem por causa de esgotamento muscular excessivo e falta de absorção de impactos acumulativos. As fraturas de stress são fissuras microscópicas dos ossos, causadas por uma soma quantitativa de stress que não foi curada.

Tendinite do tendão Calcâneo( Aquiles) : O desenvolvimento da lesão é quase sempre gradativo e em longo prazo. As atividades em que a duração e a intensidade aumentam muito rapidamente, com tempo de recuperação insuficiente, podem piorar o distúrbio. O uso de calçados inadequados à prática esportiva (observar tipo de pisada) pode ser um elemento que pode desencadear a tendinite.
Joanete: protuberância óssea na parte externa do dedão do pé indicando inflamação local. Causas: herança genética, pronação excessiva, sapatos apertados.

Entorses de tornozelo: Entorses por inversão (quando o pé vai para dentro) resultam em lesão dos ligamentos laterais do tornozelo, que é, de longe, a mais comum.
Entorses por eversão (quando o pé vai para fora) são menos comuns. Porém, mais difíceis de se recuperar.
É sempre indicado após uma torção, fazer compressas de gelo para evitar edema e diminuir a inflamação. Procure um médico.

LESÕES NAS CICLISTAS:

Abrasões e lacerações: (feridas rasgadas ou recortadas) exigem o cuidado adequado. A maioria pode ser cuidada em casa com a limpeza e troca de curativo. No entanto, casos graves, que envolvem grandes áreas de superfície ou de contaminação por sujeira ou restos, ou lacerações profundas devem ser adequadamente avaliados e limpos.

Entorses e contusões: (hematomas) geralmente se curam com a aplicação de repouso, gelo, compressão e elevação. Medicações antiinflamatórios, também podem ajudar a controlar o inchaço e a dor. Entorses que não melhoram com essas medidas simples, pode ser uma lesão ligamentar mais grave e deve ser avaliado mais profundamente.

Fraturas: (os ossos quebrados) são mais comuns na mão, punho, antebraço e ombro. Eles ocorrem quando o piloto tenta proteger sua queda com o braço esticado. Imobilizar o local imediatamente.
Cabeça e lesões no rosto: o uso do capacete reduziu significativamente as lesões graves na cabeça, no entanto, faz pouco para proteger o rosto. Depois de uma queda, todos os sintomas de confusão, tonturas, diplopia (visão dupla), perda de consciência, sonolência excessiva, ou dor de cabeça severa deve ser prontamente avaliada.

Lombalgias: Os principais fatores causadores das lombalgias podem ser desvios posturais, desequilíbrio muscular, fraqueza muscular, lesões mal tratadas, mal ajuste da bicicleta, terrenos muito acidentados ou com longos aclives e declives acentuados, entre outros.

Ferimento da mão: O primeiro sinal de uma lesão na mão é formigamento ou dormência na palma da mão ou dedos.

Dor no ombro: O ferimento no ombro geralmente ocorre durante passeios mais longos. É causada principalmente por colocar muito peso nas mãos.

Dor do joelho: Síndrome patelofemural (dor na frente do joelho). As causas de dores anteriores mais freqüentes são condromalácia, que é o amolecimento da cartilagem da patela e do fêmur, levando a uma crepitação e desconforto nos agachamentos e nas subidas; tendinite do quadríceps (músculo localizado na frente da coxa), caracterizada por dor na inserção do músculo (final da coxa) em qualquer tipo de exercício; tendinite patelar, causada pela irritação do tendão.


PROTEJA-SE!!!!
*Alongamentos antes e após o exercício.
*Aumente sua distância de forma sensata.
* Não exponha seu corpo a dias consecutivos de exercício muito intenso.
*Incorporar ocasionalmente uma semana "fácil" no seu programa de treinos.
*Não ignore a dor súbita ou desconforto.
*Não tente "forçar" a dor.
*Periodicamente substitua os seus tênis.
*Variar as suas opções de treino.
*Tenha em atenção a recuperação pós-competição
* Faça sempre uma massagem desportiva para relaxar a musculatura!!!

       Leticia Novaes

Autor: Leticia Novaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário