domingo, 10 de abril de 2011

Ironman Brasil: Como desenvolver uma natação eficiente



Por Vinícius Santana:
 
 A natação no Ironman Brasil tem suas particularidades e é importante entender o peso que a etapa tem na prova.
 Confira dicas para um bom desempenho na água

Antes de começar os treinos de natação é importante entender as particularidades da natação do Ironman Brasil, e o peso que ela tem em sua prova.

A natação no Ironman
É comum ver atletas dando pouca importância aos treinos de natação, principalmente pelo tempo gasto na água em relação ao ciclismo ou a corrida. De maneira geral, a natação é responsável por cerca de 10% do tempo total da prova.

Porém, é importante lembrar que triathlon não é natação+ciclismo+corrida, e sim, nataçãociclismocorrida, estar com a natação em dia, sair da água pouco desgastado, irá lhe trazer benefícios na parte final da corrida! Pois a fadiga só acumula aquele cansaço generalizado, o “peso nos ombros” que você sente quando corre é, em parte, resultado da natação.

Outro aspecto importante desta modalidade no triathlon é o peso referente à estratégia de prova. Nadar bem significa menos tráfego no ciclismo, e um melhor pacing, pois ao seu lado também estarão somente atletas mais experientes e em melhor forma física. Quem consegue fazer a natação do Ironman em menos de 1h05 tem potencial para uma prova muito mais tranquila e rápida do que atletas que nadam para tempos superiores a 1h20.

Características de Florianópolis
Água fria e roupa de neoprene são os dois fatores quase sempre previsíveis na natação do Ironman Brasil. É importante saber que por mais que o wetsuit ajude sua flutuação, o que resulta em tempos mais rápidos do que sem a roupa, seus ombros também são mais exigidos do que o normal, portanto, faça treinos de força utilizando pulbóia e palmar nos tamanhos adequados por pelo menos uma série longa na semana.

Outra dica fundamental é utilizar o wetsuit também semanalmente à medida que o Ironman se aproxima. Isso lhe dará confiança no dia da prova, e você também vai estar fisicamente adaptado para as exigências musculares do wetsuit.

Correnteza e Marolas
Quando se trata das condições do mar, Floripa é quase imprevisível. Em algumas edições da prova, o mar mais parecia uma piscina, não tinha vento, nem marola ou correnteza. Já em outras edições aconteceu o contrário, mar revolto, fortes correntes, o que exigiu dos atletas muito mais força do que técnica.

Aliás, a técnica usada em condições extremas e águas abertas, em geral, é diferente da técnica da natação tradicional, aprenda a nadar com uma maior frequencia de braçada e braços relativamente esticados ou pouco dobrados na parte da recuperação, isso lhe garante que sua natação vai ser eficiente mesmo em condições difíceis.

E, mais uma vez, é importante trabalhar sua força com palmar e pulbóia, idealmente você deve combinar séries curtas e fortes, com longos em baixa intensidade.

Não se deixe abalar!
Um ponto importante a ser lembrado é a importância do seu tempo ao final da natação. Por mais que a tecnologia com GPS esteja presente na maioria das marcações de percurso, não dê muita importância se seu tempo for alguns minutos acima ou abaixo do esperado.

A importância disso tudo é não deixar seu parcial da natação influenciar em sua estratégia no restante da prova. Mesmo se sair alguns minutos atrás do previsto, pense positivo e continue em seu plano, pois com a adrenalina da prova, um pouco de raiva por tempo ruim, e atletas ao seu lado, é muito fácil se deixar levar e acabar pedalando muito mais forte do que planejado, e você vai pagar o preço no final da bike ou na corrida.

Portanto, organize seus treinamentos de tal forma que você vai estar preparado para todas as possíveis circunstâncias no dia da prova, além de ter os benefícios no ciclismo e corrida de uma natação rápida e eficiente.

Fonte: www.ativo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário