quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O melhor uso da sua corrida

Olá corredores,

Para nós, apaixonados pela corrida, o movimento exigido pela prática parece ser muito fácil, mas isso pode ser aprimorado com técnicas que podem fazer você “voar baixo”.

Vejo muitas pessoas correndo e a impressão que me passa é a de que estão arrastando o corpo, absorvendo muito impacto e às vezes parecem que correm sentadas e enrijecidas.

No processo de treinamento é importante incorporar o movimento, ter consciência plena de suas passadas sem precisar ativar o nosso lado racional.

Hoje conto com um grande treinador de corrida, Fábio Oliveira. Ele vai mostrar alguns exercícios para tornar a sua corrida mais leve.

Fases da biomecânica da corrida
Fase de impulso: onde os pés encontram-se em contato com o solo e empurramos o pé para dar impulso, iniciando assim uma passada para frente.
Fase área: quando os dois pés não estão em contato com o solo, como se fosse uma entrada de salto.
Fase de amortecimento ou queda: nesta fase o peso do nosso corpo fica em apenas uma perna multiplicando nosso peso corporal em cerca de 3 vezes.

Para melhorarmos as fases da corrida devemos fazer séries de educativos que corrijam possíveis erros e vícios. Existem vários exercícios coordenativos de corrida, mas basicamente são 4 os exercícios que resumem as fases da corrida:

Dribling: os dois pés sempre contato com o solo enquanto um pé esta na ponta outra esta no calcanhar, ponta do pé joelho semi-fletido, calcanhar no solo extensão de joelhos e assim sucessivamente.
Skiping: elevação alternada dos joelhos até altura dos do quadril, quando umas das pernas estiver na fase área a mesma tem quer estar no ângulo de 90 graus.
Anfersen: elevação alternada dos calcanhares até os glúteos, os joelhos devem estar ligeiramente a frente.
Soldadinho: fase de queda ou amortecimento, pernas retas e pés com a ponta para cima empurrar os pés encontro do solo simultaneamente.

Enfim uma das melhores formas de melhorar a sua corrida é aliar esta teoria a prática, correndo leve e solto, sem esforços extras, correndo com uma postura bonita e confortável.

Boa corrida!

[Por José Rubens D’Elia]

Nenhum comentário:

Postar um comentário