sábado, 24 de julho de 2010

Hidratação Corporal para Praticantes de Atividades Físicas Aquáticas

Você sabia que muitas pessoas têm problemas de saúde provocados pela falta de água no organismo? Será que você está entre essas pessoas que bebem pouca água?

O corpo humano é formado principalmente por água, ocupando entre 45% e 70% de seu volume. Normalmente perdemos de 2 a 3 litros de água por dia, sendo 50% do total, perdidos em forma de urina. Todo funcionamento do organismo depende da água e essa água precisa ser renovada continuamente a cada hora.

Tudo que é necessário para manter a vida depende da água como as reações químicas (que estimulam também a quebra de gordura - emagrecimento na certa!), respiração, circulação, funcionamento dos rins, desintoxicação, digestão, sistemas de defesa, a pele, etc.

Quando falta ou existe pouca água no corpo, todo funcionamento do organismo fica prejudicado, ou seja, DESIDRATADO, perdendo grande quantidade de sais minerais essenciais ao ser humano.

As causas da desidratação são: falta de ingestão suficiente de água, transpiração excessiva devido ao clima ou na prática de atividades físicas, eliminação de grande quantidade de urina (como ocorre com os diabéticos), etc.

Praticantes de atividades físicas aquáticas, como natação e hidroginástica não percebem o quanto suam, ou seja, não percebem a perda hídrica durante o exercício. Mas o corpo está constantemente liberando água em forma de suor.

Os prejuízos em não beber água são: cansaço, indisposição, insônia, pele e cabelos secos, dor de cabeça, problemas digestivos, inflamações diversas, cistites (inflamação na bexiga), formação de cálculos (pedras), alteração na pressão arterial, circulação e tireóide, irritabilidade, vômitos, diarréia.

Você realmente sabe a quantidade ideal que deve ingerir de água?

Você já deve ter ouvido falar que quanto mais água beber, melhor. Você também pode já ter lido recentemente que água demais faz mal. E agora, qual a verdade? Quantos litros de água se deve beber por dia? O ideal é beber a cada hora ou somente quando sentir sede?

Geralmente quando sentimos sede é quando nosso organismo está quase morrendo de tanta desidratação! Por isso é que devemos beber água mesmo sem sentir sede.

A quantidade exata de água ideal, porém, varia para cada pessoa. Pessoas que suam muito, por exemplo, precisam de um pouco mais de água. Locais frios diminuem a evaporação de líquidos através do suor, reduzindo a necessidade. Atletas e pessoas com grande desgaste físico devem beber ainda mais do que os dois litros.

Quer ter certeza de quanto de água você precisa? Consulte um nutricionista, que vai avaliar seu estilo de vida, sua composição corporal e sua alimentação, para calcular quanto seu organismo gasta e quanto repõe com alimentos e quanto deve ser completado com água.

E não importa como você vai se hidratar, seja na forma de água mesmo ou de sucos e leite, todos serão processados pelo organismo. Só não vale contar a cervejinha nessa reposição, pois o álcool, pelo contrário, rouba a água do organismo.

Como saber se a quantidade de água que você toma é suficiente?

Existem dois sinais fáceis para você saber se a quantidade de água que bebe esta suficiente:

- A quantidade de urina que você elimina;
- A cor da sua urina.

Quando a quantidade de água é suficiente a urina é eliminada em grande quantidade e em cor clara, transparente como água. Se a sua urina é pouca e de cor escura, o seu corpo esta avisando que precisa de mais água.

Como tomar água?

1. A água deve ser tomada ao longo de todo o dia;
2. Beba água mesmo que não sinta sede, pois isso não significa que seu organismo não necessita de água;
3. O ideal é não beber água junto às refeições, pois atrapalha a digestão. Beba meia hora antes e uma hora após as refeições.

Muitas pessoas não bebem água por que esquecem, por isso coloque a água ao seu alcance: No local de trabalho (na sua mesa) no quarto a noite, na viagem, na bolsa, na sala de ginástica, na borda da piscina de maneira que você a veja sempre e lembre-se de tomá-la. Aos poucos você vai se acostumando ate não mais esquecer e sentir falta dela.

Dicas preciosas:

- Cuidado em fazer exercícios em horários muito quentes;
- Prefira exercitar-se no inicio da manhã;
- Bebidas como refrigerantes dificultam a reidratação depois dos exercícios;
- Sucos naturais são saudáveis e ricos em vitaminas;
- Procure beber água filtrada ou fervida;
- Não esqueça que se for praticar atividade física de manhã use protetor solar e boné e logo que acabara aula tome um banho com água limpa e use bastante hidratante, sua pele vai ficar muito mais bonita.

Também não esqueça que muitos problemas de saúde podem ser evitados se somente você passar a beber água todos os dias, de hora em hora ou quando sentir sede. Tome essa decisão agora e hidrate-se, cuide do seu corpo!

Fonte: Profª. Vânia Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário