sábado, 3 de julho de 2010

As unhas podem ser termômetro da sua saúde

Nem todo mundo presta atenção nas unhas, mas deveria prestar. E não são somente as mulheres que precisam ter cuidado. Os homens também podem apresentar sinais que indiquem graves doenças. Mudanças no formato e na cor, manchas e estrias nas unhas podem ser um alerta.

A dermatologista Roberta Nakamura explicou no programa “Fantástico” da Rede Globo que a ausência da meia lua da unha pode ser um indício de diminuição de hormônio pós-menopausa e de diminuição da irrigação de água para a unha.

Ela ainda afirmou que ao apertar a unha e não ocorrer alteração da cor pode ser sintoma de doença hepática como cirrose, causada pelo alcoolismo. Outra doença é a psoríase, uma doença de pele crônica, que pode começar nas unhas e atingir até as articulações.

As unhas são formadas por uma proteína chamada queratina, a mesma encontrada nos cabelos e pele. Para mantê-las sempre fortes e bonitas, os dermatologistas recomendam uma alimentação saudável. Alimentos ricos em proteínas e cálcio como carne, peixe, ovos, leite e derivados são aliados.

Outra dica é incluir no cardápio alimentos com vitamina A, que pode ser encontrada na cenoura, espinafre, abóbora, damasco, brócolis, entre outros. Já para as mulheres, o uso excessivo de esmaltes especialmente os escuros pode causar problemas. Especialistas recomendam retirar o esmalte um dia antes de fazer as unhas.
Fique atento nos seguintes sinais:

Unhas sem cor podem indicar anemia

Unhas amareladas podem ser sinal de diabetes.

Unhas com uma metade branca e outra avermelhada podem ser sintoma de doenças renais.

Portanto, preste atenção nas unhas, já que alterações nelas podem ser sinais de graves doenças.

Fonte: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário