quarta-feira, 7 de julho de 2010

Exercício Físico e Wellness

Exercício físico

– Atividade física sistematizada onde há manipulação de volume e intensidade com a intenção de trabalhar/treinar as aptidões físicas humanas. Todo exercício físico é obrigatoriamente uma atividade física. No entanto, uma atividade física não é necessariamente um exercício físico. Atividade física é qualquer atividade do dia a dia em que haja movimento. Precisamos ter cuidado no uso dos termos.

Wellness – Qualidade de vida, bem estar.

O conhecimento científico afirma há muito tempo a importância da prática de exercício físico aliado a outras condutas na obtenção de uma boa saúde. O exercício regular constitui um estímulo que visa retardar o envelhecimento, uma vez que não podemos interrompê-lo. Trata-se de atrasar o relógio biológico do organismo, prolongando e melhorando a vida, adiando a morte. As pessoas deveriam enxergar o exercício físico como algo básico em sua rotina.

Da mesma forma como você faz o seu asseio corporal (fazer a barba, pentear o cabelo, escovar os dentes e tomar banho), você deveria fazer sua higiene física, ou seja, fazer exercício físico regularmente. Nunca é demais lembrar que tal exercício deve ou deveria ser feito em local e com equipamento adequados, e de preferência sob a supervisão de um profissional de educação física. Essa é a conduta responsável. Atividade física, com exceção das pessoas em coma, acamadas ou incapacitadas, todo mundo faz. Entendo que tomar a iniciativa de se exercitar não é fácil, mas é preciso para o seu bem e da sua família.

Às vezes, ouço aquelas histórias do tipo: Fulano bebia ou fumava, não fazia exercício algum e morreu com oitenta, oitenta e cinco ou noventa anos. Lógico que viver até essa idade não é pouca coisa. Mas é importante que indaguemos: Esse sujeito teve qualidade de vida até sua morte? Ele podia fazer tudo o que queria e gostava? Que tipo de vida ele levava? Vida não é só quantitativa, ela também é qualitativa. De que adianta viver até oitenta ou noventa anos em péssimo estado.

O exercício físico regular não apenas adicionará anos a sua vida, como adicionará vida aos seus anos.

Autor: Paulo Monteclaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário