sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Trabalho de força na água: veja benefícios de treinar com paraquedas

O paraquedas --também conhecido como parachute-- é um acessório que pode ser usado tanto para nadadores de alto nível quanto para os que buscam condicionamento físico geral

Antigamente, outros materiais, como baldes com furos, eram utilizados com esse intuito, porém, atrapalhavam a execução das técnicas dos nados. Já o paraquedas é considerado um excelente equipamento para a aquisição de força, resistência e potência.

Podemos trabalhar também as diferentes qualidades físicas conforme o tamanho do paraquedas:

- Menores: Recomendados para o treino de potência realizado em alta intensidade e curtas distâncias;-Médios: Recomendados para o treino de resistência realizado em média intensidade e médias a longas distâncias;- Grandes: Recomendados para o treino de força realizado em alta intensidade e curtas distâncias.

paraquedas

As vantagens do uso do paraquedas são:

- Adequação da intensidade: você pode regular a intensidade, facilitando o monitoramento do seu treino. Existem basicamente três tipos de tamanho: pequeno, médio e grande.
- Funcionalidade: alteram pouco a dinâmica do nado. O professor deve apenas observar se a sobrecarga está adequada para cada aluno e trocar se necessário.
- Regulagem: possuem cintos reguláveis e confortáveis para que qualquer pessoa possa utilizar.
- Trabalho de ganho de força específico para água: nadadores masters, de maratonas aquáticas e triatletas podem adequar seus treinos de acordo com suas reais necessidades de força.
- Versatilidade: ele pode ser utilizado em todos os estilos: Crawl, Costas, Peito e Borboleta.

O paraquedas pode ser utilizado em combinação com outros materiais para alterar o tipo de trabalho e proporcionar uma variação dos métodos de treinamento.

Seguem os exemplos:

- Paraquedas + Nadadeiras
- Paraquedas + Palmar
- Paraquedas + Palmar + Nadadeira
- Paraquedas e Prancha (para isolar o trabalho de perna)
- Paraquedas e flutuador (para isolar o trabalho de braço)

Portanto, o trabalho com o paraquedas é muito importante e permite a aquisição de força específica. Em outras palavras, adaptamos exatamente os grupos musculares e os diversos movimentos que realmente utilizamos no treinamento aquático!

Experimente esse trabalho!

Por: Thiago Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário