segunda-feira, 11 de setembro de 2017

DESVENDANDO OS SEGREDOS DA NADADEIRA ( PÉ-DE-PATO)



A resistência da água ou arrasto é a principal força a ser vencida durante a locomoção aquática. Como a densidade da água é aproximadamente 800 vezes maior que a do ar, isso requer elevado gasto energético. De fato, quando um corpo está horizontalmente imerso em água, o tórax tende a flutuar enquanto os membros inferiores tendem a afundar. Uma das funções do pé-de-pato seria melhorar a habilidade técnica e aumentar o tamanho da superfície de propulsão, associados a aumento na eficiência propulsiva, pode reduzir o custo de nado maximizando a propulsão e minimizando a resistência. Assim, elas podem necessitar menos energia para manter o corpo na posição horizontal, já que uma posição mais horizontal pode reduzir de forma significativa o arrasto.
    Tem sido demonstrado mais recentemente que a utilização de nadadeiras ou popularmente conhecidos como pés-de-pato pode reduzir em 10% o gasto energético durante o nado de crawl. Essa redução é devida principalmente a diminuição do trabalho mecânico total. Conseqüentemente, valores 20% maiores na eficiência de propulsão são encontrados com a utilização dos pés-de-pato. É interessante notar que o uso de pés-de-pato no crawl não induz somente redução na freqüência de pernadas, mas também decréscimo na freqüência de braçada. Isso indica que os pés-de-pato não somente melhoram a eficiência de propulsão dos membros inferiores, mas também influenciam na eficiência de propulsão dos braços, trazendo os seguintes benefícios:

Melhorar a flexibilidade dos tornozelos

    A principal razão é a flexibilidade dos tornozelos que funcionam como ganchos, o que faz com que as pessoas nadem para trás. Os bons nadadores, ao contrário, alongam os tornozelos de modo que formem uma linha reta com a perna. Por causa da carga extra com o aumento da superfície dos pés de pato, há um alongamento dos tornozelos ao bater a perna. Seu uso constante os alonga, aumentando sua flexibilidade para se movimentar em todas as direções, tornando a batida de perna muito mais eficiente.

Aumentar a força de perna

    Bater perna com pés de pato é o mesmo que levantar pesos; a resistência da água ao tamanho do pé de pato exige mais dos músculos usados. Músculos mais fortes puxam mais água, fazendo com que a pessoa nade mais depressa. É preciso ter em mente que os pés de pato desenvolvem a força muscular das pernas especificamente para a natação..



       

Mas não só de benefícios são feitos o uso de nadadeiras, os erros na utilização das nadadeiras são:

Logo no início do treino, no aquecimento já começar com a nadadeira, um pecado mortal, pois a função do aquecimento ( as primeiras metragens do treino) o corpo sobre uma sequência de adaptações fisiológicas que vai desde a pressão arterial até a sensibilidade do nadador e a utilização nesse período pode levar a perda da sensibilidades aquáticas o que influenciaria negativamente na técnica do nadador durante todo o termino do treinamento. 

Achar que a nadadeira faz parte do teu corpo, outro erro mortal, a nadadeira deve ser utilizado conforme a programação do técnico, que geralmente são utilizadas nas series principais que cada período do ciclo de treinamento. Nadadores masters tem a "mania" de achar que não sabem nadar sem ele, isso cria uma dependência no nado, impedindo de desenvolver o estilo  e piorando sua sensibilidade aquática na hora de nadar sem o material.

Por fim é importante lembrar que a nadadeira é apenas um material que auxilia no treinamento como pranchas, palmares, flutuadores, parachutes entre outros, e não um equipamento indispensável
Qual o melhor tipo de nadadeira?

Fica difícil dizer qual é o melhor, mas muito fácil de dizer qual é o pior. Jamais use pés de pato que tenham a
 estrutura plástica e dura. Este pé de pato, tipo bodyboarding, limita a flexibilidade dos tornozelos e troca por completo a técnica do nadador.
Pés de pato bons são aqueles flexíveis, todo em borracha, que permitem o movimento completo sem qualquer restrição pelo nadador. Uma das grandes opções para aproximar a técnica de nado é cortar o pé de pato diminuindo a sua extensão. Tal medida, dá ao nadador uma coordenação técnica e motora mais próxima do nado regular.
Um modelo muito utilizado nos Estados Unidos é o modelo Zoomers, pés de pato menores e um pouco mais pesados. Estudos apresentam que o modelo ajuda na técnica do nadador. 

FONTES: EFDeportes.com, Revista Digital.Buenos Aires - nº 157-junho 2011; www.bestswimming.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário