sábado, 2 de setembro de 2017

Tiros, 10x100, para que servem ???

Depois que a ciência chancelou sua eficiência, virou tendência usar treinos mais curtos, porém de alta intensidade, para trabalhar mais capacidades e melhorar o desempenho nas diversas modalidades esportivas. O conceito, também na natação, é aplicado às séries de tiros. As sessões de tiros curtos são caracterizadas pelo nado executado em sequência de alta velocidade e intervalos menores entre si. Elas podem ser incluídas como a principal parte do treinamento.

Utilizados no preparo para competições, além de serem mais rápidos do que uma sessão de resistência aeróbica, levando, em média, 40 minutos, no total. Eles têm como principal objetivo melhorar o limiar anaeróbio (patamar que determina a capacidade cardíaca individual para realizar trabalhos físicos) e, com isso, o condicionamento.

Quais os efeitos desse tipo de treino sobre o rendimento?

Com a melhora do limiar anaeróbio, é possível manter um ritmo mais intenso, com a frequência cardíaca mais alta, porém em condições físicas mais confortáveis, dentro do limiar aeróbio. Assim, se ganha força e potência muscular e, por consequência, velocidade.

Que outros benefícios físicos ele traz?

Em função da alta intensidade, esse tipo de treino também causa um gasto energético maior antes e depois da sua realização, na recuperação. Além disso, colabora para o com funcionamento do sistema cardiorrespiratório, vascular e do metabolismo.

Quem pode fazer?

Por se tratar de um típico treino de velocidade para natação competitiva, é preciso estar bem preparado fisicamente para encarar o treino de tiros, cujas séries não podem passar de 50m.



Nenhum comentário:

Postar um comentário