quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Como realizar uma boa largada no triathlon?

Todo tri­ath­leta, não importa se é um bom nada­dor ou um mal nada­dor, já teve ou ainda tem pro­ble­mas com a sua lar­gada em uma prova de tri­ath­lon. Este é um tema bas­tante com­plexo e abran­gente, pois exis­tem os atle­tas ini­ci­an­tes; os ama­do­res, que fazem tri­ath­lon por hobby e saúde; os ama­do­res com ambi­ções de per­for­mance e por último os atle­tas de elite. Cada um des­ses gru­pos larga de uma forma diferente.
largada1
Vou divi­dir este tema em dois tópi­cos: um para os ini­ci­an­tes e ama­do­res (hobby/saúde) e outro para os atle­tas de per­for­mance, que fala­rei na pró­xima oportunidade.
Mui­tos atle­tas pas­sam sema­nas e até meses trei­nando a téc­nica, resis­tên­cia e a velo­ci­dade para, quando che­gar o grande dia, esta­rem em sua melhor forma. Mas mui­tas vezes esque­cem de como tudo começa: com a lar­gada. Uma boa lar­gada pode fazer com que você tenha uma grande prova ou uma prova péssima.
Tipos de largada
Nos tri­ath­lons, exis­tem três tipos de lar­gada e os tri­ath­le­tas devem estar pre­pa­ra­dos para todas elas. Quando a lar­gada é na praia, os tri­ath­le­tas cor­rem jun­tos da areia até o mar. Esta é, no Bra­sil, a lar­gada mais comum.
A segunda lar­gada mais comum no Bra­sil é com a linha de lar­gada den­tro da água. E a ter­ceira, é quando a lar­gada é dada de cima de um píer, obri­gando os atle­tas a mergulharem.
Na lar­gada, uma das coi­sas mais difí­ceis é achar o seu lugar. Os melho­res nada­do­res, nor­mal­mente, sabem onde vão ficar: na frente do grupo, pois terão um ritmo mais forte do que os demais. E nor­mal­mente é onde todos acham que podem lar­gar, até serem “atro­pe­la­dos” pelo grande grupo, apren­dendo a não come­ter mais o mesmo erro.
Se você não é um grande nada­dor, ou ainda está adqui­rindo con­fi­ança, lar­gue mais atrás do grande grupo ou pelas late­rais. Nas lar­ga­das das praias, os atle­tas têm um tempo maior para acha­rem com quem podem nadar, pois até che­gar na água ele terá tempo para se posi­ci­o­nar em um grupo que nade em seu ritmo.
Nas pro­vas onde a linha de lar­gada fica den­tro da água, os atle­tas se ali­nham boi­ando, ficando com a água acima da linha do peito e após o tiro de lar­gada, dão algu­mas per­na­das de peito mais for­tes para saí­rem da inér­cia até entra­rem no estilo livre.
E por último, as lar­ga­das de píer, quase não são vis­tas no Bra­sil, mas em outros paí­ses são bas­tante comuns. Os atle­tas ficam ali­nha­dos ombro a ombro e após o tiro de lar­gada é feito um mer­gu­lho, que não pode ser muito fundo, pois além de per­der tempo, o atleta corre risco de esbar­rar em alguma coisa no fundo.
Como nos outros tipos de lar­gada, neste caso tam­bém se faz um iní­cio bas­tante rápido até a pri­meira bóia, nor­mal­mente de 300m a 400m de dis­tân­cia, para depois o atleta entrar em seu ritmo nor­mal de prova.
Como trei­nar a largada
Para este momento da prova, seria útil trei­nar junto com outras pes­soas; todos lar­gando jun­tos até uma deter­mi­nada dis­tân­cia esta­be­le­cida pelo téc­nico, ten­tando simu­lar ao máximo o que ocorre em uma competição.
Este tipo de treino pode ser feito de qua­tro a cinco repe­ti­ções, em uma dis­tân­cia de 200 a 300m, pre­fe­ren­ci­al­mente em praias. Para quem não mora no lito­ral, pode usar tranqüi­la­mente rios, lagos, repre­sas, etc.
Uma outra forma bem efi­ci­ente de se acos­tu­mar a esse momento da prova seria colo­car de qua­tro a seis atle­tas do mesmo nível em uma mesma raia de pis­cina. Eles fariam tiros ape­nas de ida. Pode ser em pis­cina de 25m ou de 50m. Os pri­mei­ros tiros seriam mais len­tos, para irem se acos­tu­mando, até aumen­tar o ritmo. Sem­pre alter­nando os atle­tas de frente, do meio e do fundo do grupo.
Um fator impor­tante que vem a auxi­liar este tra­ba­lho de lar­gada é a cons­ci­en­ti­za­ção do atleta, de onde ele deve lar­gar, sendo muito impor­tante ele ter cons­ci­ên­cia do seu nível atual. Para os atle­tas mais ner­vo­sos é reco­men­dá­vel que lar­guem de cinco a 15 segun­dos depois do grande grupo.
O treino men­tal tam­bém auxi­lia muito nesta situ­a­ção. Tente visu­a­li­zar sua lar­gada, posi­ção no grupo, con­torno de bóias, e até algo ines­pe­rado como os óculos de nata­ção saindo do rosto e você cal­ma­mente ajustando-o e vol­tando para sua prova

Carlos Eugênio

Nenhum comentário:

Postar um comentário