quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cesar Cielo monta grupo de alto nível para treinar

São sete nadadores e técnicos, com planejamento fechado até a Olimpíada do Rio-2016

Denise Mirás, do R7
Paulo Liebert/AEPaulo Liebert/AE
Cesar Cielo anunciou nesta terça-feira a equipe de natação de alto nível, com sete atletas e comissão técnica por enquanto bancada por eles mesmos, com projeto que vai até a Olimpíada do Rio de Janeiro-2016
 
Faz uma semana que Cesar Cielo, campeão olímpico e mundial, está treinando na piscina do COTP (Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa), no Ibirapuera, com mais seis nadadores e sob a orientação do técnico Alberto Silva, que deixou o clube Pinheiros depois de 26 anos. É um grupo focado na excelência do esporte, com metas para a Olimpíada de Londres-2012 e planejamento “fechado” até a do Rio de Janeiro-2016.
 
Foi o próprio Cielo quem anunciou o projeto PRO 16 – Projeto Rumo ao Ouro em 2016 na tarde desta terça-feira (15), no próprio COTP ao lado do treinador e seu assistente Felipe Domingues, dos atletas André Schultz, Leonardo de Deus, Nicholas dos Santos, Henrique Rodrigues, Tales Cerdeira e Vinícius Waked, mais Paulo César Marinho, encarregado da área de biomecânica/estatísticas, e o médico Gustavo Magliocca.

O PRO 16 inicialmente será bancado pelos próprios atletas, com parte de salários e patrocínios. A captação de patrocinadores e recursos via lei de incentivo fiscal, além do gerenciamento do projeto está a cargo do Instituto Cesar Cielo, que agora se abrirá do trabalho social para também do esporte de alto nível.
O lançamento do grupo foi feito agora em fevereiro e antes da captação de verba – ou da confirmação de apoio do Ministério do Esporte (“Como o dinheiro vai chegar eu não sei; eu só seu nadar!”, diz Cielo) - pela necessidade de se iniciar o trabalho específico para a Olimpíada-2012, que já é daqui a 18 meses, como lembra o nadador.

Fundamental é o técnico

A peça chave para a decisão de Cielo quanto a treinar em São Paulo foi o técnico Albertinho Silva, com quem trabalha desde que tinha 16 anos – fez 24 em 8 de janeiro.

Depois de um primeiro semestre com resultados abaixo das expectativas – em Auburn, nos Estados Unidos, o técnico australiano Brett Hawke passou a treinador principal da equipe da universidade –, Cielo treinou apenas nove semanas com o técnico brasileiro e foi com a equipe brasileira competir no Mundial em Piscina Curta (de 25 metros) de Dubai, em dezembro. Os resultados foram até melhores do que esperava – explicou o nadador, recordista mundial dos 50 m e dos 100 m livre (20s91 e 46s91) em piscina olímpica (de 50 metros).

- Foi um sucesso, com pouco tempo de treino. O Albertinho me passa confiança. Aqui no Centro Olímpico temos uma piscina coberta e aquecida excelente, que descobri quando gravei o comercial do Avanço. Temos as condições de horários. E em São Paulo estou mais perto da família, dos amigos.

Escolhidos a dedo

Os atletas foram convidados pelo próprio Cielo e o grupo é pequeno, como explica o técnico Albertinho, para que seja possível trabalhar em alto nível, com atenção total para os nadadores, especialmente o campeão olímpico e mundial.

- São nadadores formados, que integram equipes brasileiras, e que foram chamados por índice técnico, pelo comprometimento com o projeto e pela afinidade entre eles.

Na verdade houve “repatriamento” de alguns, segundo Cielo.

- O André estava em Michigan; o Vinícius, no Arizona. Fomos para os Estados Unidos mais ou menos na mesma época, evoluímos lá e queríamos voltar e trabalhar adequadamente aqui.

Por mais profissionalismo

Cada nadador continuará nadando por seus respectivos clubes e comprometido com patrocinadores pessoais, continua Cielo, “apenas treinando juntos”.

- Estou confiante no trabalho que vamos fazer. De qualidade máxima e para mostrar que é possível fazer as coisas no Brasil. É o início de um profissionalismo maior da natação no país. Vamos ser pioneiros nisso. No nosso grupo, cada um tem suas metas: eu vou trabalhar pelo bi olímpico em 2012, quem sabe pelo tri em 2016 [o brasileiro foi campeão olímpico dos 50 m livre em Pequim-2008].

Cielo ainda assinala que deixou os treinos nos Estados Unidos para trabalhar no Brasil “por puro feeling”.
- É preciso buscar o melhor do mundo para você. E para mim, hoje, é o Brasil. Com o Albertinho. Tenho mais segurança.

Cesar Cielo já está à vontade no Centro Olímpico. Até com as crianças que treinam no local, que estão “frenéticas”, segundo o técnico Albertinho.

Motivação para as crianças

É o nadador quem conta como está sendo dividir o tempo da piscina – pública - com a garotada.
- Outro dia um garoto chegou para mim, no fim do treino e disse que até pensou em pedir um autógrafo. Mas sabia que eu estava no meio de uma série. E, depois, que eu estava com uma cara tão cansada... A gente se entende!

Cielo sabe que é uma motivação enorme para as crianças, da mesma forma que foi Gustavo Borges, quando deixou sua casa – em Santa Bárbara d´Oeste para treinar no Pinheiros, em São Paulo, em 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário