terça-feira, 1 de junho de 2010

POSIÇÃO DA CABEÇA NO NADO CRAWL

Há cerca de 4 anos atrás, escrevi um artigo que gerou uma boa repercussão que se intitulava Novo Crawl. Passados 4 anos, não há nada de novo mas apenas a sustentação de que cada vez mais as pessoas incorporaram as pequenas mudanças do nado em seu estilo. Um destes detalhes é a posição da cabeça na água.
O australiano Cecil Colwin, um dos maiores estudiosos em natação do mundo, esteve em Baltimore logo após o Mundial de Barcelona acompanhando alguns treinamentos de Michael Phelps. Ele fez até uma série de fotografias publicadas na revista Swimming Technique Edição de Outubro-Dezembro.
A sessão foi feita durante um treinamento de Michael, logo após chegar de viagem, 30 x 100 a cada 2 minutos segurando média de 1 minuto.
Na avaliação fotográfica do nado de Phelps o australiano constatou que o nadador consegue manter a mesma linha de água ao redor de sua cabeça tanto no momento da inalação como na exalação. Michael consegue durante todo o movimento do seu nado não alterar a posição da sua cabeça e ocasionando nenhuma alteração do seu corpo.
Os olhos são voltados diretamente para baixo, o que alinha a posição da cabeça com o corpo. Detalhe importante é de que são os olhos que são voltados para baixo e não a cabeça, pois muitas vezes tentando encontrar esta posição alguns nadadores acaba afundando a posição da cabeça o que aumenta a resistência.
O motivo para ter a cabeça no nível do corpo, com os olhos voltados para baixo, é ter o corpo alto na água permitindo um melhor equilíbrio facilitando o rolamento para ambos os lados e permitindo uma amplitude maior na execução das braçadas.
Outra dica a respeito do assunto é tentar manter sempre um lado dos óculos na água e assim manter a linha da cabeça com o corpo.
Cecil Colwin em seu artigo para a Revista Swimming Technique diz que muitas vezes pequenas alterações na posição da cabeça podem não só alterar a posição do balanço do corpo ou mesmo do streamline, mas alterações expressivas na capacidade propulsiva do atleta.
O mais importante ponto nesta questão é jamais, em nenhum ponto da braçada ou respiração jamais levantar a posição da cabeça para frente. Os olhos voltados para baixo e a cabeça alinhada com o corpo.
O que era novo e alguns faziam, agora é velho e todos TÊM de fazer.

Fonte: Alex Pussieldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário