segunda-feira, 21 de junho de 2010

Gripes, Resfriados e o Inverno

É isso aí pessoal!!! O inverno chegou hoje, e com ele as temerosas infecções de vias aéreas. Isso mesmo as famosas gripes e resfriados, que todo ano aparecem, tiram vocês dos treinos e atrapalham muito quando resolvem dar as caras durante as competições.

O resfriado é uma infecção branda das vias aéreas. Pode ser causado por vários tipos de vírus, sendo o Rinovírus o mais comum. É extremamente contagioso e a transmissão é feita através de aerossóis (pequenas gotículas) que eliminamos durante a tosse ou espirro, e pelo contato com mãos infectadas. Os sintomas surgem 48h após o transmissão do vírus. Costuma durar de 5 a 7 dias e a maioria das pessoas apresentam de 2 a 5 infecções por ano. Os sintomas mais comuns são a rinite, tosse e espirros. Pode acontecer dor de garganta de curta duração. A tosse seca pode durar até semanas depois do fim dos sintomas. Nas crianças e adolescentes, o resfriado pode vir acompanhado de febre. As complicações são raras e incluem a piora da asma e a presença de infecção bacteriana associada, como otites, sinusite e amigdalites. Nos atletas, a recomendação é que se não acompanhada de febre, os dias de afastamento variem conforme o estado de saúde do próprio atleta.

A gripe, por sua vez, é causada pelo vírus Influenza. Apresenta um quadro clínico mais rico que o resfriado, com febre alta, dores pelo corpo, dor de cabeça, mal estar, dor de garganta e tosse. Na gripe os sintomas costumam aparecer subitamente ao contrário do resfriado, onde eles surgem gradualmente. A tosse e a febre são sintomas precoces. O modo de transmissão e igual ao resfriado. O tempo de doença costuma ser de até 2 semanas. A gripe também apresenta uma maior taxa de complicações, como pneumonia pelo próprio Influenza ou por bactérias oportunistas. É importante destacar, que não existe cura para a gripe e sim, remédios que agem diretamente nos sintomas melhorando o estado de saúde. Nos atletas, recomenda-se repouso absoluto pelo menos por 72hs ou 24hs após o último episódio de febre (temperatura  37,8).

Assim, para aqueles que se preocupam em não correr o risco de perder treinos ou até mesmo competições, orienta-se que nesta época do ano seja dado uma atenção especial para a lavagem nasal e cuidados com as exposições térmicas. É sempre importante que o atleta se alimente bem e tenha uma adequada hora de sono, fortalecendo ainda mais seu sistema imunológico contra qualquer tipo de agente infeccioso. Para todos ótimos treinos e sucesso na busca de seus sonhos.

“DOC” Gustavo D. Magliocca

Nenhum comentário:

Postar um comentário