domingo, 13 de abril de 2014

8 dicas para terminar um triatlo

Texto em português de (Portugal)

  - A condição física cria-se através de treinos de baixa intensidade e volume médio. O treino desta qualidade na natação, ciclismo e corrida trabalha-se a uma velocidade constante e homogénea.

A melhor forma de sabermos se estamos a treinar na intensidade correta é conseguir conversar enquanto treinamos.

À qualidade de resistência juntam-se no triatlo algumas características adicionais como velocidade, força-resistência e coordenação e técnica especifica de cada um dos segmentos.

Por isso começamos o edifício da nossa condição física pelos alicerces, a base ou preparação geral.

Esta primeira fase (prévia à preparação especifica do triatlo) terá uma duração entre 8 a 12 semanas, dependendo do nosso nível, período de atividade anterior, objetivos iniciais…

Neste período introdutório é preferível treinar pouco quase todos os dias do que fazer sessões longas que requerem recuperações maiores. Algumas das características mais importantes desta etapa são as seguintes:

 1. Mesmo que predominem os ritmos fáceis dos três desportos, estes devem treinar-se alternadamente com trabalho de força e velocidade.

 2. O treino aumentará em volume de forma progressiva, evitando aumentos repentinos aos que estamos adaptados nesta fase.

 3. Já que as sessões de treino não são muito exigentes, esta é a altura ideal para fazer trabalho técnico nos 3 desportos.

 4. Sem fadiga, o foco de atenção na nossa técnica é mais fácil e produtiva.

 5. Aproveitar este período para trabalhar os nossos pontos fracos (melhorar a técnica de natação, força de bicicleta…).

 6. Dentro desta etapa inclui-se a preparação específica do segmento de natação, já que não é necessária uma grande preparação aeróbia de base, não se exige uma grande preparação aeróbia de base, é pouco lesivo, não são necessárias condições meteorológicas especificas e, além disso, a técnica requer um componente de força e velocidade ao fazer-se natação e triatlo a intensidades submáximas.

 7. Trabalho complementar de força em ginásio, tanto na musculatura responsável de manter a nossa posição nos diferentes desportos (abdominais, lombares), como da encarregada de realizar os gestos típicos cíclicos de movimento (trem superior e trem inferior).

 8. Este é o período ideal para planearmos os objetivos para a temporada. Estes devem ser realistas, que impliquem um certo nível de desafio e de incerteza (para aumentar a nossa motivação), mas alcançáveis (caso contrário iria provocar perda de motivação, frustração, lesões inoportunas, stress…). 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário