domingo, 13 de abril de 2014

Nado Resistido?? Vale a pena Nadar sem sair do lugar?

A grande maioria dos nados resistidos apresentados  exigem algum aparelho acessório que aumente ou reduza a resistência.

Eles encaixam-se em três categorias gerais:
  • natação de velocidade contra resistência
  • natação de velocidade assistida 
  • treinamento de resistência fora d'água.

Nenhum desses procedimentos pode tomar o lugar dos tiros curtos em  velocidades muito rápidas para melhorar a potência muscular.
Entretanto, alguns são boas atividades suplementares.
Outros têm valor limitado, e ainda  outros apenas são válidos se forem tomadas certas precauções.

TREINAMENTO DE VELOCIDADE CONTRA-RESISTÊNCIA
As formas mais populares de treinamento de velocidade contraresistência  são a natação estacionaria e a natação contra tubo cirúrgico.
A natação em velocidade com palmares, a natação com calçados e roupas  especiais para aumentar a resistência e o reboque de objetos na piscina são  outros métodos de uso popular.
Recentemente, foram lançados no mercado  dois aparelhos que permitem ao nadador efetuar exercícios de levantamento  de peso na água.
São o Power Rack e o Swim Wheel.

A principal vantagem da natação de velocidade contra-resistência é  que ela exige dos atletas o uso de mais força muscular para suplantar a  resistência adicional.
Todos os métodos de treinamento de velocidade contraresistência  têm, porém, um sério problema.
Embora a resistência adicional  incentive os nadadores a dar braçadas com maior força, isso também altera a  mecânica dos movimentos de seus membros e a posição do corpo.
Eles dão  braçadas mais lentas e curtas, pernadas mais profundas e tendem a "sair" do  estilo e ondular lateralmente seu corpo (MAGLISCHO et al, 1984).
Não  surpreende que as pesquisas que estudaram os efeitos desses e outros  métodos de treinamento de velocidade contra-resistência não informaram  progresso nas velocidades de natação (GOOD, 1973; HUTINGER, 1970;  ROSS, 1973).
Apesar disso, certos tipos de treinamento de velocidade contraresistência  podem ser benéficos, caso se dê uma atenção especial à  freqüência e ao comprimento das braçadas.
Se a freqüência das braçadas  permanece próxima ao nível utilizado nas competições e se o atleta tenta  inter seu comprimento de braçadas, a potência das braçadas será elevada ao máximo, ao mesmo tempo que serão reduzidos os efeitos indesejáveis na  mecânica dos movimentos dos membros e na posição do corpo.

O comprimento das braçadas irá declinar um pouco durante a natação de velocidade contra-resistência, mas, habitualmente, há pouco perigo  para que as braçadas de nadadores de elite sofram alguma deterioração em  decorrência dos exercícios desse tipo, desde que eles não tentem nadar do  mesmo modo nas provas.
As braçadas dos nadadores adultos tornam-se "maceteadas" devido à grande quantidade de nado livre que eles praticam durante os quais os nadadores nadarão relaxadamente.
 Recomendo três a seis repetições. Os nadadores não serão capazes de manter uma freqüência de braçadas de competição.
Apesar disso, eles devem tentar atingir a mais rápida  freqüência de braçadas possível durante o período de trabalho.
 Também  devem tentar melhorar a média durante toda a temporada.
 Este é o uso mais  fraco para o treinamento de velocidade contra-resistência, e, na verdade, não é recomendável.
A deterioração das braçadas será mais intensa do que em  qualquer outro tipo de treinamento contra-resistência.
Por outro lado, o nado  livre pode proporcionar o mesmo efeito de treinamento sem o dano potencial à
mecânica dos movimentos.

Tendo em vista que os esforços despendidos na natação estacionaria são muito difíceis e estressantes, essa prática deve ser efetuada  com parcimônia.
 Esse tipo de exercício também deve ser calculado como parte  da metragem de velocidade a cada semana, para que não ocorra qualquer  perturbação no equilíbrio do treinamento.

Natação com Calçados e Roupas

A natação contra-resistência, promovida pelo uso de calçados e  roupas, não tem vez no programa de treinamento.
 Esse tipo de treinamento de velocidade contra-resistência reduz a freqüência e o comprimento das

braçadas, causando uma perda do alinhamento impossível de evitar. Além

disso, as chances de melhorar a potência muscular são mínimas porque os

atletas nadam a velocidades muito baixas. Praticamente, o único benefício

advindo desse tipo de atividade é a sensação de bem-estar e de velocidade

vivenciada depois da remoção dessas peças de vestuário; contudo, esta pode

ser uma falsa sensação por não se traduzir em tempos mais baixos, e, com

muita probabilidade, a atividade não tem qualquer função em termos de uma

melhora na natação de velocidade.

Natação com Palmares

Embora os palmares aumentem a quantidade de resistência da água que deve ser superada pelos nadadores, eles também aumentam a área da superfície da mão, possibilitando aos atletas um nado mais rápido e, em decorrência disso, talvez aumente a potência muscular.
Além disso, os  nadadores podem colher alguns dos benefícios do treinamento de velocidade assistido, que serão detalhados mais adiante neste capítulo.

A natação em velocidade com palmares é um meio auxiliar  potencialmente válido para o aumento da velocidade de tiro.
 Deve, porém, ser   dada uma cuidadosa atenção à freqüência das braçadas.
A freqüência deve  ser, pelo menos, igual à praticada durante as competições.
 As velocidades  devem ser mais rápidas do que quando as mesmas repetições são nadadas  sem os palmares, para garantir que os nadadores estão trabalhando numa  porcentagem máxima, ou quase máxima, da potência das braçadas.
 Uma  velocidade de braçadas mais lenta e um tempo mais baixo significarão que onadador está simplesmente substituindo a área da superfície pela força.
 A  potência muscular não será aumentada por esse tipo de natação.
 Qualquer das  séries sugeridas para o treinamento de aquisição de potência pode ser efetuada com palmares.
A única desvantagem desse tipo de treinamento é a  possibilidade de exacerbar os sintomas de tendinite.
Esta é uma grande  desvantagem.
Os nadadores com uma história de problemas de ombro devem  ter cuidado ao utilizar esse método.
Eles devem deixar de praticá-lo ao primeiro sinal de dor no ombro.

Power Rack e Swim Wheel

 Power Rack

O Power Rack consiste numa pilha de placas de peso que podem ser transportadas (sobre rodas) até a beira da piscina.
O nadador veste um cinto especial e ergue as placas com a ajuda de um sistema de dupla polia ao  nadar em velocidade na piscina.
A distância que ele pode avançar fica limitada  a aproximadamente 11 metros em decorrência da altura que as placas podem atingir.
O Swim Wheel compõe-se de uma polia grande com  uma corda que se conecta a um cinto vestido pelos nadadores.
 Existe um pequeno eixo no interior da polia grande.
A corda, proveniente desse eixo, está conectada a um balde de lastros de mergulho, que o atleta levanta ao nadar

pela piscina.
O balde vai sendo erguido pela corda que opõe resistência e que  está enrolada em torno do eixo, à medida que o nadador traciona a corda que  está amarrada ao cinto e que passa pela polia grande.
A corda da polia grande  é suficientemente longa para possibilitar que os atletas nadem 25 metros antes que o balde seja erguido até sua altura máxima de 2,4 metros.
A vantagem do  Swim Wheel sobre o Power Rack é que aquele aparelho permite que o atleta  nade em velocidade contra-resistência por maior distância .
A vantagem que esses dois métodos têm sobre os métodos de  natação estacionaria e semi-estacionária é sua capacidade de aplicar  sobrecarga e progressão.
A potência pode ser calculada para os nadadores  porque o peso, a distância de levantamento do peso e o tempo necessário para  seu levantamento podem ser medidos com precisão.
 Além disso, essas   variáveis podem ser manipuladas com o passar do tempo, de modo que a   potência  exercida pelos nadadores durante o treinamento possa ser  aumentada progressivamente.
Os dois métodos mais simples de aplicação da  progressão são o levantamento do peso com mais rapidez ou o levantamento  de mais peso sem perder velocidade.

É provável que as séries de treinamento para esses dois aparelhos   devam incluir quatro a dez nados, efetuados em uma a três etapas.
 Os  períodos de repouso entre as repetições devem situar-se perto de um a três minutos, com três a dez minutos de natação relaxada entre as séries.
O  esforço deve ser máximo e a freqüência das braçadas deve ser monitorada  durante essas formas de treinamento.
 Essa freqüência deve ficar próxima à da competição.
 Considerando que algumas pesquisas demonstraram que a potência e a freqüência de aplicação estão intimamente ligadas (Moffroid & Whipple, 1970), seria um engano erguer elevados pesos (grande grau de resistência) com uma baixa freqüência de braçadas.
E o nadador não teria  como adquirir força numa freqüência de braçadas rápida.
Os atletas devem, em primeiro lugar, estabelecer a desejada freqüência de braçadas para suas provas e, em seguida, devem acrescentar suficiente resistência, de modo que quase não possam manter a freqüência escolhida.
 Então, eles devem treinar nesse grau de intensidade até que possam igualar ou ultrapassar de modo consistente a desejada freqüência de braçadas.
 Depois de atingida essa meta,eles devem aumentar a resistência, dando início a um novo ciclo de treinamento.
Embora seja indubitável que a mecânica de nado sofre alguma  alteração pela maior resistência proporcionada pelo Power Rack e pelo Swim  Wheel, o efeito não deve ter á mesma magnitude que o causado pela natação estacionária e semi-estacionária.
 Os nadadores podem avançar pela piscina de forma mais constante porque não são puxa-dos para trás, como ocorreria com o uso do tubo cirúrgico.

O treinamento de velocidade contra-resistência não precisa ser utilizado com uma freqüência superior a três vezes por semana durante quatro a oito semanas de cada temporada.
Ele pode ser utilizado infreqüentemente ao  longo de todo o restante da temporada.
O período de quatro a oito semanas  proporciona bastante tempo para a maximização da potência das braçadas.
Por outro lado, sua prática em excesso leva à saturação e a uma redução de  motivação.

TREINAMENTO DE VELOCIDADE ASSISTIDA

Os métodos de treinamento de velocidade assistida foram  desenvolvidos para contrabalançar as principais desvantagens do treinamento de velocidade contra-resistência - movimentos mais lentos e mudanças  prejudiciais da mecânica de nado.
Eles foram utilizados pela primeira vez em atletismo depois que alguns treinadores descobriram que os métodos de velocidade contra-resistência estavam fazendo com que os corredores encurtassem seus comprimentos e freqüências de passada (Dintiman, 1984).

Os resultados foram tão impressionantes que Eleanor Rowe, Don Lytle (1977) decidiram estudar os efeitos do treinamento de velocidade assistida  com nadadores.
 O uso de nadadeiras foi o melhor método de treinamento de  velocidade assistida que pudemos pensar na época, embora estivéssemos  cientes das possíveis alterações na mecânica e sincronização das braçadas
que poderiam ocorrer quando os nadadores treinassem o novo procedimento.
Como se viu, nossas preocupações eram infundadas.

Programas de NADO ESTACIONÁRIO foram desenvolvidos com o objetivo de aprimorar o correto posicionamento do nadador na piscina.
A utilizaçao do equipamento auxilia na sustentação do quadril contribuindo para a estabilidade do movimento e aprimoramento da performance. Executar braçadas seguidas.

O Campeão Olimpíco de Natação Gustavo Borges assina todos os produtos da Linha Acqua Cepall.



Prós


  • Alguns aparelhos não prejudicam as articulações e a coluna
  • Variações de intensidades para adequar os aparelhos ao seu nível de condicionamento físico
  • permite desenvolver treino de resistência aeróbio e velocidade
  • Segurança para nadadores de águas abertas
  • maior metragem sem interrupções


Contras

  • não indicado para crianças
  • Força a articulação do ombro devido as altas repetições
  • O movimento das braçadas podem se tornar curtos e lentos
  • não permite trabalho de batimento de pernas enfático
  • em alguns nadadores ocorre a queda dos quadris durante o nado


TREINAMENTO DE VELOCIDADE CONTRA-RESISTÊNCIA 


  • Natação Estacionaria, Natação Semi-Estacionária, Reboque e Roupas de
  • Dragagem
  • Natação com Calçados e Roupas 
  • Natação com Palmares
  • Power Rack e Swim Wheel
Há inúmeras formas, estratégias de desenvolver trabalhos resistidos na água, é necessário adequar o treino a  necessidade específica e condição do nadador.
Bom treino!!!



fonte

* . Nadado ainda mais rápido, 1999

Maglischo, Ermest

Nenhum comentário:

Postar um comentário