quinta-feira, 24 de abril de 2014

O USO DO FRIO E DO CALOR NA MEDICINA ESPORTIVA



A crioterapia (terapia do gelo ou utilização do gelo nas lesões) é muito utilizada nas afecções traumáticas, principalmente nas lesões músculo-esqueléticas. Ela pode ser considerada uma modalidade terapêutica, já que é muito utilizada nas reabilitações e na medicina esportiva.

A “terapia com gelo” tem como objetivo reduzir a dor, o espasmo muscular, fluxo sanguíneo local e regional, diminuir o metabolismo, causar uma hipóxia secundária, diminuir o processo inflamatório, reduzir edema, entre outros. A utilização do gelo nas lesões é muito antiga, dizem que antes de Cristo o gelo já era utilizado para “analgesia”.

Mas o que significa crioterapia? Literalmente, significa “terapia com frio”, isto é, aplicação terapêutica de qualquer substância no corpo que remova o calor corporal para diminuir a temperatura dos tecidos. Sendo assim, todas as técnicas em que se utiliza o frio, como massagem com gelo, crioalongamento, colocação de gelo nas lesões traumáticas e atraumáticas, são chamadas de crioterapia.

Se o gelo for utilizado de forma incorreta, sem conhecimento de seus fenômenos neuro-fisiológicos, musculares e vasculares, poderá ter consequências indesejáveis em seu tratamento.
Utilização do gelo – “crioterapia”

·  Diminui o espasmo muscular;
·  Alivia a dor;
·  Nos traumatismos (entorses, contusões, distensões musculares, etc.), previne o edema e diminui as reações inflamatórias;
·  A quantidade de aplicação depende da lesão e grau da mesma.

Já a aplicação do calor promove alteração das propriedades físicas dos tecidos que compõem os tendões, cápsulas articulares e cicatrizes, melhorando suas respostas ao alongamento. Pode ser usado para um relaxamento muscular, por exemplo, em tensões e rigidez muscular.


Na lista de contraindicações estão: não aquecer regiões do corpo que estiverem anestesiadas, edemaciadas, inflamadas, feridas com sangramento, em áreas onde haja tumores, sobre os testículos, sobre o abdome de gestantes ou em áreas do corpo de pessoas inconscientes.

Utilização do calor

·  Alivia a dor;
·  Aumenta a flexibilidade dos tecidos músculo-tendíneos;
·  Diminui a rigidez das articulações;
·  Melhora o espasmo muscular;
·  Melhora a circulação.

Obs.: Há vários tipos de distúrbios onde o calor e o frio produzem efeitos semelhantes. O espasmo muscular que acompanha a hérnia de disco, lombalgias, cervicalgias e problemas articulares pode ser reduzido tanto com o calor quanto com o gelo.

fonte:www.santaconstancia.com.br por David Homsi – Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário