segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Sobrepeso em idosos pode ser benéfico

Estudo da UFMG analisou dados de 1606 pessoas acima de 60 anos
 
| Por Redação   
 
Foto: Shutterstock
  Estar acima do peso na terceira idade pode não é tão ruim quanto parece. Pelo menos é o que indica uma pesquisa da UFMG, que afirma que idosos com sobrepeso medido pelo Índice de Massa Corporal (IMC) apresentam taxas de mortalidade menores que do que aqueles com IMC normal.
De acordo com Alline Beleigolino, pesquisadora responsável pelo estudo, o envelhecimento é acompanhado do aumento de massa gorda, redução da massa magra e também da altura, quando a pessoa fica mais encurvada. Esse processo faz com que o IMC se comporte de maneira diferente para adultos e idosos, podendo refletir mais massa magra do que massa gorda.

A pesquisa, que analisou dados desde 1997 do Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz, acompanhou 1606 idosos (acima de 60 anos). Beleignolino ressalta que se a pessoa tem boa qualidade de vida, sem problemas de saúde que exijam restrições, não há necessidade de implantar uma dieta para diminuir o IMC elevado.
No entanto, a pesquisadora alerta que o fato do sobrepeso poder ser benéfico, não significa que os idosos devem deixar de se exercitar ou se alimentar de forma saudável. Na comparação entre IMC e medida da cintura, o aumento da segunda foi relacionado diretamente ao risco de morte.

Por Ativo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário