segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Conhece o Aquathlon?

Mais conhecida como biathlon*, modalidade envolve natação e corrida

 texto Ademir Paulino

Conhece o Aquathlon?
 
Disputado sempre em águas abertas, o aquathlon chama atenção pelo dinamismo e rapidez da prova. No Brasil, uma competição de aquathlon muito comum tem as distâncias de 500 m de natação e 3 km de corrida, e um mundial é composto por 2,5 km de corrida e 1 km de natação.
 
Os dois esportes são atividades aeróbicas, porém com diferenças nos músculos usados e, principalmente, na posição do corpo. Isso deixa a prova mais difícil e é muito comum ver praticantes saindo da água e correndo com dificuldade pela mudança brusca da posição.
 
Os praticantes de aquathlon têm esse grande desafio de se desenvolver em esportes que são bem diferentes. A corrida deixa os músculos mais rígidos, o que atrapalha na flutuação do corpo na água, prejudicando o nado. Já a natação alonga bem a musculatura e exige uma ação
muscular mais relaxada e fluida, uma grande dificuldade para a hora de correr.
 
Os prós
As vantagens da natação e da corrida para a preparação de um corredor são muitas. Cada esporte pode ajudar o outro na condição física geral, ou seja, quem pratica os dois tem mais resistência. Para os corredores que nadam, a água é um ambiente de impacto zero, que auxilia
na prevenção e recuperação de lesões. Outro beneficio é o efeito massageador da água, que auxilia na recuperação muscular.
 
Um fundamento conhecido no treinamento é a especificidade, e ele diz também que para melhorar na corrida, por exemplo, você deve treinar as passadas e os treinos devem ser específicos! Porém, como treinador e atleta de aquathlon, indico a prática dos dois esportes para quebrar a rotina e promover o equilíbrio muscular. Quem sabe você se anima a participar de uma prova diferente e muito desafiadora?!
 
*O termo biathlon não poderia ser usado para denominar a prova que envolve natação e corrida, pois oficialmente é relacionado a um esporte no gelo, que tem as modalidades esqui e tiro. O nome correto é aquathlon, apesar de todos conhecerem por biathlon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário