sábado, 28 de janeiro de 2012

A Importância do Café da Manhã

Você sai de casa em jejum? Muitas pessoas respondem sim a essa pergunta. Vamos analisar, então, as conseqüências dessa atitude. Quando dormimos, passamos por um estado de jejum natural e esperado pelo corpo, afinal, depois de tantas atividades durante o dia, é necessário ter um período de descanso. O corpo inteiro descansa, inclusive seu cérebro, rins músculos. Porém, algumas atividades nunca param, como a digestão, circulação sanguínea, a respiração, as sinapses feitas pelos neurônios. E essas atividades necessitam de energia.

A única fonte de energia que o sangue reconhece e fornece para as células é a GLICOSE, proveniente dos carboidratos. Isso ocorre durante o dia e à noite também. Durante o dia, quando comemos, o alimento passa por um processo chamado digestão e é absorvido pelo organismo, que separa cada micronutriente. E a GLICOSE, quando consumimos moderadamente carboidratos, serve como principal fonte de energia do corpo.

 Quando consumimos carboidratos em excesso, além de servir como fonte de energia, parte dessa quantidade vai ser armazenada pelas células de gorduras. Mas como não consumimos nada enquanto dormimos, o organismo busca a reserva que temos de glicose espalhada pelo corpo: Primeiro retira do fígado e depois dos músculos. Todo esse mecanismo é realizado com sinalizações hormonais. A duração de toda essa ação é de 7 horas. Veja, leitor, que o organismo não retira energia das células adiposas! Não existe emagrecimento enquanto dormimos! Quando essas duas reservas são solicitadas, o organismo manda uma mensagem de que você já consumiu o que deveria e poderia. É hora de acordar! E não só isso, é hora de repor as energias gastas!

O Café da Manhã é a principal refeição do dia, porque é ele que repõe a energia gasta pelo organismo durante a noite e o sono e determina como será seu dia: com muita energia ou pouca. Se seu café da manhã é completo e balanceado, não faltará disposição. Se seu café for pobre em nutrientes, a probabilidade de sentir fadigas, cansaço e até sonolência será maior. Porque seu organismo não devolveu o que "pegou emprestado" durante a noite.

O Café da Manhã ideal deve ter frutas, leite ou iogurte, pão com margarina ou queijo branco e se possível algum outro cereal. As quantidades devem ser moderadas, o ideal é que você não sinta aquela sensação de "empachamento". Em alguns países esta primeira refeição do dia tem alguns dos componentes que em nossa sociedade só utilizamos em outras refeições, como o arroz, massas e até carnes.

Quando não tomamos café da manhã o organismo entende como jejum prolongado e torna o metabolismo muito lento, certamente levando a um quadro de hipoglicemia (pouca GLICOSE no sangue), o que pode influenciar na disposição, ânimo e velocidade de raciocínio, comprometendo a nossa capacidade de trabalho e de estudo. Isto tudo, além de comprometer a dieta, pois na próxima refeição haverá consumo exagerada de alimentos.

Por: Dra Tamara Hamnle graduada em Nutrição com especialização em Bioquímica e Fisiologia dos Alimentos, além de ter cursos extensivos realizados pela UNIFESP.  e nas horas vagas, nadadora master do SPFC

Um comentário: