sábado, 28 de janeiro de 2012

Nutrição e Atividade Física

Em primeiro lugar, definiremos os dois tipos de atividade do organismo: aeróbio e anaeróbio.

O exercício aeróbio se define pelo movimento intenso com elevado gasto calórico e de impacto sobre as juntas, movimentos estes causadores de esforço físico que pode ser suprido pela oxigenação normal da respiração e que produzem um aumento metabólico. Exemplo: corrida, caminhada, bicicleta, transport, futebol.
O anaeróbio se define pelos exercícios em que o músculo é levado à exaustão e a oxigenação não é suficiente.Tem pouco gasto calórico e o músculo produz ácido láctico, responsável por fazer o músculo doer. Exemplo: musculação, qualquer exercício rápido e de alta intensidade (sprints nas corridas).
Para emagrecer, o indivíduo deve praticar mais atividade aerobia e complementar com musculação. Para quem quer ganhar massa magra (músculo), deve-se aquecer com o exercício aerobio e investir maior tempo na musculação.

A nutrição impacta diretamente no rendimento do indivíduo na atividade. Se você estiver mal alimentado, terá uma performance ruim, poderá sentir fraqueza, tontura ou simplesmente não agüentar cumprir o plano de exercício proposto. É fundamental comer uma hora antes do exercício e imediatamente depois do término da atividade. Por quê?

Porque o organismo, em uma atividade aeróbia ou anaeróbia busca o nutriente que garante a energia, a GLICOSE. Existem dois lugares que o organismo armazena a glicose: fígado e músculo. O primeiro lugar a doar essa glicose é o fígado, mas acaba rapidamente, com cerca de 10 minutos de atividade física. Depois, busca a energia do músculo, que começa a degradar. Se o indivíduo não estiver alimentado ou pior, se estiver em jejum prolongado, o músculo doará facilmente sua energia e perderá força, fazendo com que a fadiga chegue mais rápido. O jejum também não permite com que o organismo busque a energia de onde realmente deve buscar: nas células adiposas.Essas sim, as que queremos acabar! Isso só acontece quando o organismo está alimentado.

Essa depleção muscular pode ser evitada com o consumo de um lanche natural (pão, frios e salada) antes da atividade. As barras de proteína são bem vindas também. Outra boa opção é uma vitamina de leito com frutas e linhaça. Esse plano alimentar garantirá que o organismo busque a energia da gordura. Mas depois do exercício, é fundamental fornecermos carboidrato para o organismo. Muitas pessoas se enganam em pensar que depois da atividade deve-se comer proteína. Ela deve ser consumida ANTES.

Faça seu plano de exercícios junto com o plano alimentar. O resultado vem mais rápido e com maior eficácia!
Por: Dra Tamara Hamnle -graduada em Nutrição com especialização em Bioquímica e Fisiologia dos Alimentos, além de ter cursos extensivos realizados pela UNIFESP. Atleta de Natação Master do SPFC nas horas vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário