segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

7 Mitos e Verdades da Alimentaçã​o que Você Precisa Entender


A alimentação, junto com o treino e o descanso é parte fundamental para que você consiga entrar em forma.

Da mesma forma que seu carro precisa de combustível de qualidade, seu corpo precisa de alimentos de boa qualidade com os nutrientes certos na hora certo para que você consiga render melhor nos seus treinos e competições.
Abaixo reunimos as dúvidas mais comuns dos leitores do Espírito Outdoor para esclarecer de uma vez por todas essas questões.

O café da Manhã é a refeição mais importante do dia?
 Para o atleta de endurance que vai treinar de manhã, a resposta é sim. Escolher bem os nutrientes e adequar a refeição para o seu treino da manhã é fundamental para manter o rendimento e a saúde.
Glúten faz mal?
 Para quem é portador da doença celíaca, sim. Entretando diversas pesquisas tem tentado entender os efeitos do glúten  no organismo das pessoas. Enquanto as pesquisa ainda não são conclusivas voc6e pode continuar comendo o seu pão sossegado.
Atleta deve tomar refrigerante?
Se você é tão disciplinado com o seu treino, porque não ter um pouquinho de disciplina com a alimentação. Embora alguns defendam que o consumo de açúcar simples no pós-treino possa acelerar a recuperação, o consumo de refrigerantes após o treino aumentará a sua saciedade e pode fazer com que você deixe de comer alimentos mais ricos nutricionalmente e que seriam mais benéficos ao seu organismo.
E os refrigerantes light?
No Brasil, os refrigerantes light ainda usam Sorbitol com adoçante. Substância que é produzida em mais de 50 países, mas ainda é usada no Brasil. A melhor opção é ficar nos sucos naturais e na água
.
Porque é ruim comer fritura?
Por dois motivos. Primeiro que ao fritar o alimento aumenta muito a quantidade calórica do alimento consumido. Por exemplo um bife grelhado de 100g tem aproximadamente 260 calorias, o mesmo bife frito tem por volta de 380 calorias. O outro motivo é que ao ser aquecida a gordura vira gordura saturada, além de liberar algumas substâncias carcinogênicas. Resumindo, faz mal!

Água é importante?
Sim, a água representa quase 70% da composição de nosso organismo, e se faz necessária para inúmeros processos fisiológicos. Muitos ateltas de endurance se mantém desidratados, o que piora a fluidez do sangue e com isso não só o rendimento físico como o transporte de nutrientes para o músculo o que melhoraria o rendimento muscular. Portanto trate de beber mais água antes, durante e depois dos treinos.
Por que é importante comer frutas e verduras?
Porque elas são fontes de vitaminas, minerais, fibras, fitatos e polifenóis. Mesmo que você tome um suplemento polivitâminico diariamente, ainda sim deve tentar comer, no mínimo, 4 porções de frutas e 6 verduras por dia.
Carne vermelha faz mal?
Alguns estudos tem relacionado o alto consumo de carne vermelha com a diminuição da longevidade, entretanto deixar de comer carne vermelha trará alguns prejuízos ao seu organismo, pois a carne é fonte de ferro, vitamina B12 e proteínas de alto valor biológico. Apesar de existirem exceções, a maioria dos atletas se beneficiaria se conseguisse consumir carne vermelha a cada 72h.
Bons treinos!

Texto escrito  por Rodrigo Langeani com a ajuda de José Fernando Pereira Loria, nutricionista e triatleta amador

Nenhum comentário:

Postar um comentário